• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

Terremoto sucessório

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Ibaneis não deve apresentar uma chapa pronta, pois haverá margem para negociar, mas quer dar uma demonstração de que tem alternativas e que, se o problema for Arruda, não depende do ex-governador para a eleição


Quando já havia até gente falando em uma polarização entre as candidaturas de Ibaneis Rocha e José Antonio Reguffe, um terremoto amplo, geral e irrestrito começou a sacudir a sucessão brasiliense. O fator principal pode até ser a novidade política causada pela liminar que devolveu os direitos políticos ao ex-governador José Roberto Arruda, mas está longe de ser a única causa da instabilidade. A primeira cartada para colocar ordem no pedaço será dada pelo governador Ibaneis Rocha ao marcar para esta quarta-feira, 13, uma reunião com os presidentes dos partidos que o apoiam. Será na casa de Ibaneis, na QI 5 do Lago Sul. Estão convidados os presidentes do PL, Flávia Arruda; do PP, Celina Leão; do Avante, Paco Britto; do PSD, Paulo Octávio; do MDB, Rafael Prudente; e do Republicanos, Wanderley Tavares. Não quer dizer, claro, que todos compareçam. Ibaneis não deve apresentar uma chapa pronta, pois haverá margem para negociar, mas quer dar uma demonstração de que tem alternativas e que, se o problema for Arruda, não depende do ex-governador para a eleição.

Reguffe ameaça renunciar

De seu lado, o senador José Antonio Reguffe denunciou nesta terça-feira, 12, forças ocultas que agem no União Brasil, seu partido, para inviabilizar sua candidatura a governador. Só para lembrar, Reguffe recebeu garantias do União Brasil de que poderia escolher o cargo que disputaria nas eleições deste ano. Esse tipo de garantia, nem sempre significa muito, ainda mais quando vem do União Brasil, Sérgio Moro que o diga – era candidato a presidente da República e viu-se empurrado para uma vaga de senador pelo Paraná, sem saber sequer se terá condições de concorrer. Reguffe também diz agora, literalmente, que as tais forças ocultas tramam para que ele seja candidato a deputado federal. Avisa ainda que preferirá sair da política a deixar que isso aconteça.

Nem tão ocultas

As forças que se opõem a Reguffe nem são tão ocultas assim. Existem há meses conversas para uma aliança entre o PL de Arruda e o União Brasil no Distrito Federal. A recuperação dos direitos políticos do ex-governador turbina essas conversas. Ele tem excelentes relações com o presidente regional do União Brasil, o advogado Manuel Arruda – não são parentes – e foi até cumprimenta-lo quando se confirmou a escolha de Manuel para dirigir a seção brasiliense do partido. Quem participou dessas conversas foi a ex-deputada Eliana Pedrosa, que abandonou uma candidatura pelo PDT para filiar-se ao União. Mencionou-se até a possibilidade de Eliana ser a vice na chapa de Arruda, embora agora se fale também no próprio Manuel Arruda para o cargo. Sobraria a Reguffe puxar a votação do União Brasil para a Câmara, interesse de todos os partidos, pois é a bancada de deputados que garante quociente eleitoral e, principalmente, a voluosa grana do fundo partidário.

Fraga com Arruda

Candidato a retornar à Câmara, o ex-deputado Alberto Fraga esteve com o ex-governador José Roberto Arruda há dois dias e lhe disse que não há qualquer sentido em se candidatar a deputado federal. Arruda ponderou que uma eventual candidatura sua ampliaria a bancada federal do PL, mas Fraga contestou. Acha que o seu eleitorado e o de Arruda se superpõe. Pelas suas contas, o PL conseguiria hoje a eleição de dois deputados federais e a entrada de Arruda na chapa não traz garantias de que esse número se elevará.

Raia própria

A ex-ministra Damares Alves encontrou-se com o ex-governador José Roberto Arruda em um evento social. Os dois conversaram, mas não avançaram na discussão de projetos. Damares mantém sua candidatura ao Senado. Por enquanto, ainda em raia própria.

https://jornaldebrasilia.com.br/

 
PASTOR RONNE DO GAMA DF © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot