• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

Chefe do Executivo Ibaneis Rocha lidera com 29,1%, diz pesquisa Metrópoles/Ideia

segunda-feira, 18 de julho de 2022

 



 

Emedebista lidera corrida ao Buriti

 

Pesquisa aponta o atual chefe do Executivo Ibaneis Rocha (MDB) à frente na corrida eleitoral para o governo do Distrito Federal – segundo amostra do Instituto Ideia, contratada pelo site Metrópoles.

 

No cenário principal, à pesquisa estimulada – quando são apresentados nomes aos entrevistados – Ibaneis tem 29, 1% das intenções de voto, com 22,2% da preferência, o ex-governador José Roberto Arruda (PL) com sete pontos atrás do emedebista, divulgada nesta segunda, 17.

 

Vale lembrar que o candidato ao Buriti – [Arruda] obteve liminar que suspendeu duas condenações por improbidade administrativa no âmbito da Operação Caixa de Pandora – dependendo de decisão a ser proferida pelo STF em 3 de agosto.

Em terceiro aparece o senador José Antônio Reguffe (União Brasil), com 12, 6%. A senadora Leila do Vôlei (PDT), soma 6,8% – seguido pelo tucano Izalci Lucas (PSDB), 4,5%.

 

Com a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o terceiro lugar tem um empate técnico entre Leila do Vôlei (PDT), com 7%; Rafael Parente (PSB), com 5,8% e senador Izalci Lucas (PSDB), com 5,0% – já o ex-secretário de Educação Rafael Parente 4,6%.

A amostra mostra que o deputado distrital Leandro Grass (PV) tem 3,0% das intenções de voto.

Com menos de 1% – estão Keka Bagno (Psol), Winston Lima (PRTB), Lucas Salles (DC), Robson da Silva (PSTU) e João Vicente Goular (PCdo B).

O percentual de eleitores indecisos chegou a 10,0%. E 4,8% disseram que votariam branco ou nulo.

Espontânea

No levantamento espontâneo, quando os entrevistados podem apontar qualquer nome de sua preferência, Ibaneis também lidera, mas dessa vez com 21,3%.

Em seguida, está Arruda, com 3,7%; Reguffe, com 3,0%; Parente tem 2,5%; Leila com 2,0%; senador Izalci Lucas 1,1%.

Outros candidatos postulantes ao Buriti foram indicados pelos eleitores no levantamento espontâneo: Grass (0,5%), Keka (0,5%), Rosilene Corrêa (0,2%), Winston Lima (0,2%).

Em contrapartida, 53,8% dos eleitores disseram que não sabem ainda em que votariam. Outros 11% afirmaram que optariam por votar branco ou nulo. E 4,0% informaram outros nomes.

Terceira pesquisa

Esta é a terceira pesquisa de uma série de levantamentos encomendados pelo Metrópoles ao Instituto Ideia e que serão divulgados até o segundo turno das eleições.

A pesquisa Metrópoles/Ideia, divulgada no dia 22 de junho, indicou Ibaneis na frente da disputa, com 34,5% das intenções de voto. Reguffe aparecia bem atrás, com 14,8%.

No primeiro levantamento, de 18 de maio, Ibaneis somava 30% da preferência do eleitorado, enquanto Reguffe possuía 10,6% das indicações.

Atual levantamento

A pesquisa foi feita com 1.200 entrevistas por telefone no Distrito Federal entre os dias 13/7 e 17/7.

A metodologia utilizada é a de pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado, através de inquérito telefônico, junto a uma parcela representativa do eleitorado do DF.

A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi registrada no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) sob o número DF-02959/2022.

https://www.tudooknoticias.com.br/

 
PASTOR RONNE DO GAMA DF © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot