Ibaneis assina ordem para obra de ciclovia com 10 km no Gama
Governador do DF assinou ordem de serviço para o início das obras da ciclovia da DF-480, entre o Gama e o Catetinho. Construção avaliada em R$ 5 milhões vai beneficiar 10 mil ciclistas da região

Serão cerca de 10km de extensão que poderão ser utilizados pelos 10 mil ciclistas da região "Brasília é a segunda maior cidade de ciclovias do país, e a gente espera alcançar o título de primeira o mais breve possível", declara Ibaneis.
O chefe do Executivo local adiantou que a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), responsáveis pelos projetos, têm orientação para realizar levantamentos. "A ideia é para que a gente possa ter a cidade mais acessível do Brasil. Esse título ainda será de Brasília", garantiu o governador do DF.
- Grupo de cicilistas em evento da ordem de serviço para obra da ciclovia da DF-480Pedro Marra/CB/D.A. Press
- Ciclistas Fabiano Araújo, 44, e Fernando Gomes, 42, na assinatura da ordem de serviço da ciclovia entre o Gama e o CatetinhoPedro Marra/CB/D.A. Press
- Deputados Daniel Donizete (PL) e Jaqueline Silva (Agir) junto do governador do DF, Ibaneis Rocha, na assinatura da ordem de serviço da ciclovia entre o Gama e o CatetinhoPedro Marra/CB/D.A. Press
- Deputados Daniel Donizete (PL) e Jaqueline Silva (Agir) junto do governador do DF, Ibaneis Rocha, na assinatura da ordem de serviço da ciclovia entre o Gama e o CatetinhoPedro Marra/CB/D.A. Press
- Grupo de cicilistas em evento da ordem de serviço para obra da ciclovia da DF-480Pedro Marra/CB/D.A. Press
Quem comemorou o início do projeto foi o representante comercial Fernando Gomes, 42 anos, líder do grupo Calangos do Pedal. O ciclista destaca que a principal mudança da obra vai ser a implementação da ciclovia no lado dos condomínios, longe da pista.
"Essa é uma reivindicação nossa, de uma petição com mais de 2 mil assinaturas, na qual solicitamos a interligação de vias do DF e Entorno", explica Fernando. Atualmente, segundo ele, são 19 grupos de ciclismo no Gama, que abrange vias de Santa Maria e Entorno do DF, com média de 150 ciclistas por equipe.
Antes, todos usavam a pista de corrida e pedalavam até o famoso balão do Periquito, onde começa outra ciclovia. O segurança Fabiano Araújo, 44, do grupo de ciclismo Cobras do Cerrado, acredita que a nova ciclovia vai proporcionar mais segurança aos praticantes do esporte. "Vai ter projeto de iluminação, o que vai dar mais mobilidade para nós ciclistas e para os pedestres, além de termos a sensação de segurança", opina o morador da região.
Somente em 2022, segundo o Departamento de Trânsito (Detran), ao menos oito ciclistas perderam a vida nas vias do DF em decorrência de imprudência ao volante (7) e ações criminosas (1). Levantamento do Correio aponta que, apenas em maio, três condutores de bicicleta morreram.
Diante dessa realidade, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), Fauzi Nacfur Júnior, explica que o projeto vai até o Catetinho, e vai interligar a ciclovia com a da Estrada Parque Industria e Abastecimento (Epia). "Com isso, você consegue chegar mais próximo do Plano Piloto com ciclovia, que é uma modalidade sustentável e um meio de transporte mais saudável", avalia Fauzi.
https://www.correiobraziliense.com.br/