• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

DIAGNÓSTICOS MAIS RÁPIDOS E CONFIÁVEIS

quinta-feira, 28 de abril de 2022

 

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) dará início, em setembro de 2022, à realização de exames de ressonância magnética – auxílio importante no tratamento de doenças degenerativas neurológicas, tumores em geral e encefalites, entre outras doenças. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, visitou as futuras instalações da ressonância na terça-feira (26/04/2022).

Durante a visita, o governador foi acompanhado pelo secretário de Saúde, Manoel Pafiadache o secretário de governo do DF, José Humberto, e o secretário de Justiça e Cidadania, Jaime Santana, além do vice-presidente Corporativo do Banco do Brasil, Enio Mathias; da presidente da Abrace, Maria Ângela Marini; e da presidente do Conselho de Administração do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Glória Guimarães. O presidente do Icipe, Francisco Duda, e a superintendente executiva do HCB, Valdenize Tiziani, recepcionaram os visitantes.

A oferta de ressonância magnética no HCB é mais um passo do Hospital em busca da melhor assistência em saúde a crianças e adolescentes que precisam de cuidados terciários. A estimativa é de que, com o equipamento instalado e a nova equipe treinada, até 330 crianças sejam atendidas por mês.

“O Hospital já presta um excelente serviço, com qualidade excepcional; com a implantação dessa ressonância magnética, vamos melhorar cada vez mais o atendimento. Aqui não é só um hospital, é um centro de excelência que deve ser reconhecido assim por todos e onde as crianças fazem seus tratamentos com alegria, o que é muito importante para todos nós”, afirmou o Ibaneis Rocha.

O aparelho utilizado para os exames (foto acima) foi adquirido em março e é um equipamento apropriado para casos graves e complexos, que gera imagens de alta resolução – possibilitando diagnósticos mais confiáveis. Fabricado pela empresa Philips, ele realiza os exames até 50% mais rápido, gerando agilidade nos atendimentos e proporcionando mais conforto a quem passa pelo procedimento.

Segundo o secretário de Saúde do DF, o novo equipamento é importante em uma unidade de saúde que, além de ser acreditada, se dedica a ensino e pesquisa. “Evidentemente estamos em um hospital que é um dos ícones em excelência na área de saúde na rede. mais de 3.500 serão atendidas anualmente com esse equipamento, colocando o diagnóstico muito mais preciso e facilitando o tratamento dessas crianças.”, disse Pafiadache.

verba empregada na compra é proveniente de um projeto apresentado pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) do DF, em 2016. Em outubro de 2021, após a liberação de nove milhões e meio de reais, teve início o processo de compra.

O novo equipamento complementa o setor exames de imagem do HCB, que já inclui raio-X e tomografia computadorizada. A expectativa é que, com o novo exame disponível, a demanda para uso do tomógrafo diminua – no entanto, o Hospital continuará a realizar tomografias nos casos em que há indicação. Enquanto o tomógrafo é recomendado quando há necessidade de visualizar estruturas ósseas e realizar reconstruções 3D, a ressonância magnética é indicada para visualização de partes moles e doenças musculares e do sistema nervoso. 

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: Messala Ciulla

https://www.hcb.org.br/noticias/

 
PASTOR RONNE DO GAMA DF © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot