• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

Solenidade Militar de Outorga Medalha Tiradentes

terça-feira, 28 de setembro de 2021

 Como reconhecimento a prestação de serviços relevantes à segurança pública, cerca de 290 militares e civis foram agraciados, na manhã desta segunda-feira (27), com a maior condecoração da Polícia Militar do Distrito Federal “Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier — Medalha Tiradentes”.

Fotos: Paulo Jamir

Entre as autoridades homenageadas, estavam policiais, ministros, secretário de Estado e parlamentares. A solenidade ocorreu no pátio da Academia da Polícia Militar de Brasília, localizado no Setor Policial Sul.

Devido aos protocolos de distanciamento e segurança para prevenção do Covid-19, a solenidade de a solenidade de entrega da Medalha Tiradentes foi transmitida ao vivo através de redes sociais contando com número reduzido de convidados e autoridades, bem como sendo adotadas medidas de segurança, medição de temperatura, uso de máscara e álcool gel.

Considerada a mais alta condecoração concedida pela PMDF, a outorga é destinada a homenagear e reconhecer policiais militares que se destacaram no exercício de suas funções e incentivar para que continuem fazendo um bom trabalho para a comunidade. Além disso, a medalha é atribuída a condecorar cidadãos que contribuíram de forma relevante com as atividades em prol da Segurança Pública do Distrito Federal e apoiaram o trabalho da corporação. A relação completa pode ser acessada por meio do DECRETO Nº 42.259, DE 30 DE JUNHO DE 2021 do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

 

O Comandante-Geral da PMDF, Coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, destacou que embora envoltos neste evento de comemoração de Outorga da Medalha Tiradentes.

“tenhamos consciência de que o trabalho da Polícia Militar é também em prol da nossa segurança e da nossa própria incolumidade física, das nossas famílias, dos nossos vizinhos e da comunidade onde vivemos. Todo e qualquer ação em benefício da polícia militar é um benefício a nós mesmos.  Ao fim parafraseou o discurso feito no leito de morte por Tiradentes, em nome de cada policial militar eu vos digo, civis e militares aqui presente: “DEZ VIDAS nós daríamos, SE AS TIVESSE, PARA SALVAR AS de vocês”. Completou Vasconcelos

A cerimônia é também uma reverência ao patrono das polícias militar e civil do Brasil e mártir da inconfidência mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Tido com um exemplo de dignidade, honestidade, luta pelos ideais de igualdade e pela melhoria de vida do povo brasileiro, ele serve de inspiração para os policiais.

O que é a Medalha Tiradentes

 A medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier faz parte da tradição da Polícia Militar do DF há mais de três décadas. Foi criada pelo Decreto nº 5.272, de 6 de junho de 1980, e elevada à Ordem do Mérito pelo Decreto nº 32.783, de 1º de março de 2011, tornando se a mais importante distinção honorífica da PMDF. Ela tem três graus, sendo a mais alta a Grã-Cruz, seguida pela Grande-Oficial, Comendador e Cavaleiro.

http://www.pmdf.df.gov.br/

 

 
BLOG DO PASTOR RONNE © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot