• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

PM entre a cruz do MP e a caldeira de Bolsonaro

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

 

A cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal passou por um prova de fogo nesta semana. Após as manifestações no Sete de Setembro ocorrerem sem maiores incidentes, o comando se manterá firme à frente da corporação. A PM foi pressionada pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e pelo Ministério Público Militar. O primeiro queria garantir a presença de Jair Bolsonaro em segurança na Esplanada dos Ministérios; o segundo, que os policiais não fossem de forma alguma coniventes com a manifestação. Então, a tropa não podia ser truculenta nem flexível demais.

Alto risco
Se atendesse totalmente os bolsonaristas, a corporação seria acusada de atuar politicamente. Mas, se impedisse com cassetete e tiro a invasão de manifestantes e caminhões na noite de segunda-feira, a instituição teria o presidente como inimigo, que, provavelmente, exigiria do governador Ibaneis Rocha a demissão do comando-geral.

Melhor tática
Ibaneis mantém uma relação cautelosa com Bolsonaro, pois precisa receber do Ministério da Saúde doses de vacina para concluir a imunização da população de capital federal. Então, a cúpula da PM estava numa posição vulnerável politicamente. Para sair da saia justa, agiu de maneira a evitar danos maiores em uma situação com potencial explosivo. A liberação da Esplanada para os manifestantes, na noite de segunda-feira, foi uma decisão de risco calculado.

Alívio na corporação
A ordem do comando da PM para tropa era preservar a Praças dos Poderes, principalmente o prédio do STF, sem que nenhum tiro fosse dado. Missão cumprida. Na tarde de ontem, o clima na corporação era de alívio e celebração por não ter ocorrido caso grave algum na manifestações pró e contra Bolsonaro, sem dar motivos para o MP apontar qualquer relaxamento operacional.



https://blogs.correiobraziliense.com.br/

 
BLOG DO PASTOR RONNE © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot