• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

Deputados comentam avanços e revezes nas políticas para pessoas com deficiência

terça-feira, 24 de agosto de 2021

 

Agaciel destacou a Semana da Pessoa com Deficiência e salientou iniciativa em órgâos púbicos que oferecem trabalho remoto para este público, bem como para os pais que precisam cuidar de filhos que têm alguma deficiência

Agaciel destacou a Semana da Pessoa com Deficiência e salientou iniciativa em órgâos púbicos que oferecem trabalho remoto para este público, bem como para os pais que precisam cuidar de filhos que têm alguma deficiência

Políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência foram temas de pronunciamentos de deputados distritais na sessão ordinária da Câmara Legislativa desta terça-feira (24). Enquanto Agaciel Maia (PL), Robério Negreiros (PSD) e Iolando (PSC) destacaram ações positivas no Distrito Federal, o deputado Professor Reginaldo Veras (PDT) repudiou declarações do ministro da Educação que apontam para retrocessos na educação inclusiva.

O deputado Agaciel lembrou, inicialmente, que transcorre a Semana da Pessoa com Deficiência e salientou iniciativa de órgãos do Estado que defendem o trabalho remoto para este público, bem como para os pais que precisam cuidar de filhos que têm alguma deficiência. O distrital reivindicou que o Executivo e o Legislativo locais examinem a possibilidade de implantar a medida. Neste sentido, Negreiros, que é segundo secretário da CLDF, informou que a Casa já adota uma redução de jornada, em 50%, nesses casos. Sobre a proposta do colega, disse que vai levar a sugestão à Mesa Diretora.

Já o deputado Iolando comemorou a destinação de área na 912 Sul para a implantação do Complexo Educacional Desportivo-Cultural Bilíngue de Surdos, que terá capacidade de atender 70 mil surdos sinalizantes (ou sinalizados), como são chamados aqueles que se utilizam da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Também frisou a abertura, nesta data dos Jogos Paralímpicos, no Japão. “Participam das Paralimpíadas 435 atletas brasileiros, sendo dez do Distrito Federal”, observou.

​​Por outro lado, Reginaldo Veras lamentou que as políticas federais do Ministério da Educação mostrem uma tendência de retomar a segregação de alunos com deficiência nas escolas brasileiras. “Foram décadas para construir uma política de educação inclusiva, que combate a discriminação. Tivemos avanços significativos, mas agora querem voltar atrás. Por isso, temos que evitar com veemência o retrocesso”, afirmou. O parlamentar lembrou que a Semana Distrital de Educação Inclusiva, proposta por ele, faz parte do calendário escolar.

Marco Túlio Alencar - Agência CLDF

 
BLOG DO PASTOR RONNE © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot