• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

Ao completar 50 anos, Ceilândia alcança status de metrópole e de cidade mais populosa do DF

sábado, 27 de março de 2021

 


Ceilândia completa 50 anos neste sábado (27). Foto: Reprodução.

Cidade mais populosa do Distrito Federal que abriga a maior população nordestina, faz aniversário neste sábado (27).

Por Delmo Menezes

A cidade de Ceilândia criada em 27 de março de 1971, completa neste sábado 50 anos de existência. É como se estivesse fazendo “Bodas de Ouro”, ou seja, uma cidade mais madura e moderna que abriga grande parte de nordestinos que aqui chegaram. O nome é inspirado na sigla CEI (Campanha de Erradicação das Invasões). Em 25 de outubro de 1989, a Lei nº 11.921 estabeleceu oficialmente a nova região administrativa.

Com uma população estimada em mais de 400 mil habitantes, Ceilândia é considerada a região administrativa com maior influência nordestina no Distrito Federal. Tem uma economia forte, baseada principalmente no comércio e na indústria, e é considerada também um celeiro cultural e esportivo, por conta de sua riquíssima diversidade artística e pelos atletas da cidade que despontam no cenário nacional e mundial. A cidade se tornou rapidamente independente do Plano Piloto, com comércio, cultura e lideranças políticas próprias.

Símbolo da cultura nordestina no Distrito Federal, a Feira Central de Ceilândia é um daqueles lugares que você vai encontrar de tudo, principalmente boas histórias. A feira foi inaugurada oficialmente em 1984, mas ela começou mesmo em 1973, quando a feira funcionava em três pontos diferentes da cidade: no centro da cidade, na antiga Feira da Guariroba e na antiga Vila do Pedrosa.

A região administrativa surgiu em 1971, quando mais de 17 mil lotes foram demarcados em uma área ao norte de Taguatinga, para a transferência de moradores de invasões. Em 27 de março daquele ano, foi lançada a pedra fundamental da nova região, no local onde está a Caixa D’água. Hoje a cidade se consolida como moderna e conectada com o mundo.

Marcelo Piauí, administrador de Ceilândia.

De acordo com o administrador da cidade, Marcelo Piauí, Ceilândia cresceu muito nos últimos anos e junto com este crescimento vem os grandes desafios que é administrar uma metrópole. “Para mim é uma honra administrar a maior cidade do Distrito Federal. Quando o governador Ibaneis Rocha me fez o convite, eu aceitei como uma missão de poder juntamente com os milhares de nordestinos que aqui chegaram, melhorar a qualidade de vida dos Ceilandenses que ajudaram a construir Brasília. Como toda cidade grande temos problemas, mas ao mesmo tempo a vontade de fazer o melhor nos impulsiona a vencer todos os obstáculos. Nosso presente para Ceilândia é deixar uma cidade mais estruturada, cuidada, organizada e limpa”, ressalta Marcelo Piauí.

Devido a pandemia do coronavírus, neste ano não haverão eventos oficiais previstos para o aniversário da cidade. Entretanto, serão realizados vários eventos virtuais para celebrar o cinquentenário da cidade. Algumas emissoras de televisão farão uma série de reportagens que resgatam memórias de empreendedores, trabalhadores e artistas que abraçaram a região como o lugar para realizar os sonhos.

Ceilândia cresceu e se tornou uma grande metrópole.

Região mais populosa do DF

Após ser ocupada pela primeira vez, Ceilândia não parou de receber pessoas. Por abrigar tanta gente, a metrópole já chegou a alcançar o 43º lugar no ranking de cidade mais populosa do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ceilândia é famosa por ser berço dos nordestinos na capital do país. Na cidade, alguns pontos turísticos carregam os traços desse povo, como a Casa do Cantador – que foi desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer – e a Feira Central, que vende comidas típicas do Nordeste.

Outro ponto turístico da cidade é a Caixa D’água de 27 metros de altura. Ela chama a atenção de quem passa na avenida Hélio Prates, pois tem um formato diferente para um reservatório. Inaugurada em 1974 – no mesmo local onde foi lançada a pedra fundamental de Ceilândia – a caixa d’água continua funcionando sob responsabilidade da Caesb, com capacidade para 500 metros cúbicos de água.

Governador Ibaneis envia mensagem

Pelas redes sociais o governador Ibaneis Rocha enviou mensagem pela aniversário de Ceilândia. “Hoje Ceilândia completa 50 anos de fundação. Mesmo no momento tão difícil que estamos enfrentando, não dá para deixar passar esta data sem demonstrar o quanto Ceilândia é importante para cada um de nós”, disse o chefe do Executivo.

Elom é grafiteiro e filho de Ceilândia.

Grafiteiros da Ceilândia embelezam a cidade

O que antes era uma parede branca, agora possui desenhos coloridos de casas, árvores e letras. Noutro tempo, o cinza que era tomado pelo concreto, ostenta presentemente, formas geométricas e símbolos recheados de cores vivas. É pelo grafite que prédios públicos de Ceilândia estão ganhando uma nova decoração para a festa de aniversário de 50 anos da região administrativa, que será celebrada sábado (27).

Toda a concepção e pintura dos trabalhos artísticos são feitos pelo grafiteiro Elom, filho e morador de Ceilândia de 43 anos de idade, 22 deles dedicados à arte em espaços públicos. Com obras espalhadas por todo o DF, Elom viu nestes projetos a oportunidade de retribuir à cidade que ama e reside. Todos os trabalhos contêm referências à Ceilândia.

Um dos locais que recebeu nova decoração foi a pediatria do Hospital Regional de Ceilândia (HRC). As paredes, antes compostas apenas com clássico, abriga agora três painéis e todos remetem à infância.

Operação especial anticrimes

A operação Quinto Mandamento (Não Matarás) começou a ser realizada com mais policiais e agentes públicos em Ceilândia. A edição especial compõe a programação pelos 50 anos da região administrativa. Coordenada pela Secretaria de Segurança, a ação tem como foco a redução dos crimes contra a vida.

A operação vai até o domingo (28), tendo como principal foco o combate aos homicídios. Reunirá servidores públicos integrantes das polícias Militar e Civil, do Departamento de Trânsito (Detran-DF), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), do DF Legal e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).

Mutirão de melhorias para comemorar os 50 anos de Ceilândia

Na semana em que é comemorado o aniversário de 50 anos de Ceilândia, a cidade recebe o mutirão de melhorias com a realização da operação Buraco Zero, limpeza de terrenos públicos, poda de árvores, desobstrução de bocas de lobo e recuperação de estradas rurais.

Equipes da Administração de Ceilândia, em parceria com a Novacap e o GDF Presente, atuaram em diversas frentes de trabalho. Foram utilizadas cerca de 12 toneladas de massa asfáltica em ruas e avenidas da região, além da retirada de mais de 86 toneladas de lixo e entulho da cidade.

O administrador de Ceilândia, Marcelo Piauí, explica que devido à situação delicada que a pandemia trouxe e, em respeito a todas as famílias que perderam algum ente querido, este ano não haverá uma programação especial aos 50 anos de Ceilândia, mas como uma forma de reconhecer a importância da maior cidade do DF, a iniciativa foi realizar um mutirão de melhorias.

A Casa do Cantador é um dos espaços mais visitados por turistas.

Casa do Cantador

Inaugurada em 9 de novembro de 1986, a Casa do Cantador é uma homenagem à comunidade nordestina que mora no Distrito Federal. A edificação moderna é de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer.

Repentistas consagrados e jovens talentos da arte nordestina do improviso e da cantoria movimentam a Casa do Cantador, em Ceilândia. O local reúne artistas de Ceilândia e região, com apresentações teatrais, entre outras atividades. Já foi palco do Encontro dos Campeões do Repente.

Desde a inauguração, o local promove eventos, festivais e projetos educativos que estimulam a cultura do Nordeste. Mesmo com a referência característica, a Casa do Cantador tornou-se palco para outras manifestações culturais, como o rap e o hip-hop.

Como estamos em pandemia, o Jk Shopping lança a campanha “Ceilândia Eu Te Abraço”.

Ceilândia ‘Eu Te Abraço’ 

Para comemorar o aniversário e demonstrar todo o amor pela Ceilândia, o JK Shopping promove de forma virtual o evento “Ceilândia Eu Te Abraço”. Como o momento não pode ser comemorado com festividades presenciais, o JK não poderia deixar o cinquentenário da cidade passar em branco, afinal Ceilândia acolheu o empreendimento de braços abertos desde o início. 

O que não falta em Ceilândia são histórias! Para celebrar esse momento tão especial, o shopping vai reunir inúmeros relatos que vão emocionar a todos. No site do JK, um espaço já está disponível para receber os registros do que as pessoas gostam, suas histórias e tudo o que possa mostrar quem são os moradores da Ceilândia. Para participar basta acessar o link disponível no site do JK https://jkshoppingdf.com.br/euteabraco/ e enviar vídeos, fotos e textos que demonstrem sua história de amor por Ceilândia. 

Curiosidades sobre a Cidade

– A primeira família foi assentada na QNM 23, Conjunto P, lote 12, em Ceilândia Sul;

– A primeira vez que um ônibus fez a linha Ceilândia-Plano Piloto foi em 28 de março de 1971. A passagem custou R$ 0,60;

– O primeiro Ceilandense nasceu em 2 de abril de 1971 e recebeu o nome de Clébio Danton Melo Pontes. Ele se chamaria Ceilândio, mas um assistente social interferiu, e o pai do menino mudou de ideia;

– A primeira coleta de lixo foi feita pelos garis Sebastião José Lourenço, Armando Campos Sobral e Antônio da Silva Sobrinho, em 31 de março. O veículo tinha a placa 547;

– O projeto urbanístico da região é do arquiteto Ney Gabriel de Souza. São dois eixos cruzados em ângulo de 90 graus, formando a figura de um barril;

– A transferência das 20 primeiras famílias, que moravam em um assentamento no Iapi, ocorreu às 9h. Todo o processo durou nove meses.

AGENDA CAPITAL parabeniza Ceilândia pelos seus 50 anos e por tudo que representa para o Distrito Federal. Deseja que a cidade continue a crescer e se consolide como um dos melhores lugares do DF para empreender e morar.

Da Redação do Agenda Capital

 
BLOG DO PASTOR RONNE © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot