• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

Viatura histórica do PATAMO retorna ao Batalhão de Choque

sábado, 13 de fevereiro de 2021

 


Os policiais militares da reserva remunerada subtenente Danúbio e sargento G. Francisco, retornaram ao Batalhão de Choque na manhã desta sexta-feira, hoje (12 de fevereiro), para acompanhar o retorno de uma viatura modelo Veraneio da PATAMO que foi restaurada e ficará no Batalhão de Choque. Na ocasião, os dois policiais militares que tem o nome atrelado a história do Batalhão, puderam matar a saudade de uma viatura histórica, igualmente atrelada a história do Batalhão.

A Veraneio foi utilizada na década de 80 e foi reformada por um dos integrantes do Batalhão de Choque. A restauração ocorreu no Batalhão do Gama (9º BPM), o modelo utilizado e o prefixo da viatura (536), são originárias da década de 80. As únicas mudanças da época para os dias atuais foram a troca do motor que era a álcool e hoje é gasolina, e a troca de posição da alavanca de mudança de marcha que originalmente era próximo ao volante e agora é embaixo. Para os policiais que estão há menos tempo no PATAMO, a presença dessa viatura serve como referência histórica do equipamento usado no início do Patrulhamento Tático Móvel.

O PATAMO nasceu no ano de 1987, quando o governado do DF na época determinou à Secretaria de Segurança Pública a criação de uma força tarefa de pronto emprego capaz de responder a situações de alta complexidade, a fim de intervir nos casos de esgotamento dos recursos do policiamento convencional.

Exatamente, às 15h00, do dia 17 de setembro de 1987, foi assinada pelo então comandante da então Companhia de Policiamento de Choque (CPChoque), Major Jair Tedeschi, a primeira ordem de serviço de número 001, e tinha como missão reduzir a criminalidade em todo o Distrito Federal.

http://www.pmdf.df.gov.br/

 
BLOG DO PASTOR RONNE © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot