• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

Nostalgia: Há 54 anos, a PMDF chegava ao Planalto Central

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

“(...) Verás que um filho teu não foge à luta
Nem teme, quem te adora, a própria morte (...)”

(trecho do Hino Nacional Brasileiro)
Há exatos 54 anos, policiais militares entoavam com emoção este hino enquanto pisavam, pela primeira vez, na nova capital do país, a cidade de Brasília, no dia 15 de fevereiro de 1966.
Cerca de 150 integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal saíram do então Estado da Guanabara, onde hoje é o Rio de Janeiro, e enfrentaram 30 horas de viagem de ônibus, vestindo uniformes cor de cáqui e trazendo na mala poucos objetos pessoais.
Os policiais, em sua maioria praças, comandados pelo então capitão Abenante de Mello e Souza, deixaram para trás a terra onde viviam, e não se desviaram da missão de fixar uma Companhia de Polícia Militar, em substituição à extinta Guarda Especial de Brasília (GEB).
Havia muito serviço pela frente e, apenas vinte e quatro horas após chegada dos policiais à cidade, já estavam eles dispostos ao longo da Avenida W3 Sul para atuarem na segurança dos candangos durante as festividades de carnaval. Fazia parte do ofício. Um ofício que perdurou, para a grande parte daqueles homens, por mais longos anos. 
Mais de meio século se passou desde a chegada dos desbravadores a Brasília. Hoje, a Polícia Militar do Distrito Federal tem sua história entrelaçada com esses guerreiros que não fugiram à luta e abraçaram a missão de ajudar a fazer prosperar a cidade que, acredita-se, nasceu do sonho de Dom Bosco.
 
BLOG DO PASTOR RONNE © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot