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Usuários da rede pública de saúde podem consultar status de solicitações

quarta-feira, 16 de outubro de 2019
Foto: SES/DF
A plataforma favorecerá maior transparência e acesso aos serviços de saúde
Por Redação*
A Secretaria de Saúde lançou, nesta terça-feira (15/10), uma plataforma de Acompanhamento de Solicitação de Acesso aos Serviços de Saúde (Asass), funcionalidade inovadora que permite ao cidadão saber seu posicionamento na espera por exames ou consultas.
“É sempre importante demonstrar a todos os nossos pacientes que eles podem, por meio do nosso site da Secretaria de Saúde, conseguir acessar o Asass e, assim, verificar seu status de atendimento dentro da regulação. Além de aumentar a transparência, as pessoas ficam com maior tranquilidade no seu dia a dia. Essa medida busca um atendimento mais eficaz para a população”, destacou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.
O objetivo dessa nova plataforma é aumentar a transparência da pasta em relação ao acompanhamento dos pedidos de consultas e exames. Agora, com um simples clique, o cidadão poderá obter informações oficiais sobre a situação das suas solicitações por serviços de saúde que estejam sob regulação no Sistema Único de Saúde (SUS) local.
“Convido a todos os brasilienses a utilizarem o Asass, que permite que, com um simples clique, o cidadão obtenha as informações oficiais sobre seus atendimentos na rede de saúde do DF. Essa ferramenta, além de informar, dá maior transparência a Secretaria de Saúde e seus atendimentos”, afirmou o vice-governador, Paco Britto, durante solenidade.
“Essa é uma excelente conquista que o governo oferece ao usuário, que é poder acompanhar a sua solicitação de exame ou consulta. O Asass oferece um critério de liberdade para a população conhecer o serviço e acompanhar a solicitação de acesso aos serviços de saúde”, ressalta o diretor-geral do Complexo Regulador de Saúde, Petrus Sanches.
O Asass é um link, disponível no site da secretaria, que permite ao usuário do SUS acompanhar o seu status na Central de Regulação da pasta. Para utilizá-lo, basta que o cidadão coloque o número da solicitação de regulação e veja como está o andamento. Entre as possibilidades de resposta estão: “aguardando agendamento “; “procure sua unidade de saúde”; “agendado para dia e horário”; e o “exame foi agendado para”.
O serviço foi desenvolvido pelos técnicos da pasta para oferecer transparência ao cidadão do Distrito Federal. “A plataforma é uma excelente ferramenta que será implantada em todos os hospitais. A população ganhará em atendimento, já que ela proporcionará uma maior resolutividade nos processos”, destacou o subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Ricardo Tavares.
Organização
A ordem de agendamento e atendimento dos usuários é feita a partir da avaliação da situação clínica do paciente, por meio de protocolos de classificação de risco previamente determinados para atender cada especialidade e de critério cronológico (data da solicitação).
A atualização das informações é feita diariamente pela Central de Regulação. Em caso de dúvida, o cidadão deve procurar a unidade de saúde onde a solicitação foi inserida no sistema.
 
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