• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

Gestão Compartilhada: Alunos do Recanto das Emas expõe obras na Câmara Legislativa do DF

sexta-feira, 6 de setembro de 2019
Deputado Rodrigo Delmasso (PRB) abre a exposição “O Espontâneo Vem do Coração” na CLDF. Evento ocorreu nesta quinta-feira (5) na Câmara Legislativa do DF. Foto: Delmo Menezes /Agenda Capital
A exposição “O Espontâneo Vem do Coração” já foi vista por diversas autoridades civis e militares na Secretaria de Segurança Pública, no auditório do Detran, na própria escola e agora na CLDF
Por Delmo Menezes
foyer do Plenário da Câmara Legislativa do DF (CLDF) recebeu nesta quinta-feira (5), a exposição “O Espontâneo Vem do Coração” dos alunos do colégio Cívico Militar – CED 308 do Recanto das Emas. A exposição dos quadros ficará aberta ao público durante o decorrer das próximas semanas. O CED-308 é um dos colégios de gestão compartilhada entre a Polícia Militar do DF e a Secretaria de Educação do DF.
A exposição “O Espontâneo Vem do Coração” é fruto de uma parceria entre, a Polícia Militar do Distrito Federal, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública do DF, por meio da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Suprec). As atividades de pintura em tela e fotografia fazem parte do projeto de oficinas, disponibilizado para os alunos das escolas de gestão compartilhada do Distrito Federal.
O vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado distrital Rodrigo Delmasso (PRB), prestigiou o lançamento da exposição “O Espontâneo Vem do Coração”. Segundo Delmasso, “no novo modelo de gestão compartilhada com a Polícia Militar, não significa que as escolas serão militarizadas. Este é um modelo que vem dando resultados altamente positivos, como esta exposição que estamos sendo presenteados aqui na CLDF dos alunos do Recanto”, ressaltou o parlamentar.
O administrador regional do Recanto das Emas, Carlos Dalvan, esteve presente no evento. Foto; Delmo Menezes / Agenda Capital
O administrador regional do Recanto das Emas, Carlos Dalvan, esteve presente no evento na Câmara Legislativa do DF. De acordo com Dalvan, “a comunidade do Recanto das Emas tem aprovado este novo modelo de gestão compartilhada instituído pelo governador Ibaneis Rocha”, disse.
Exposição “O Espontâneo Vem do Coração”
No início do mês de abril o colégio recebeu profissionais da Secretaria de Segurança pública com o objetivo de proporcionar aos alunos a descoberta de um novo mundo. Um universo de cores, pincéis, telas, máquinas, paisagens, flashes, luzes, sombras e cliques.
Exposição “O Espontâneo Vem do Coração” dos alunos do CED-308 do Recanto das Emas
No decorrer das aulas de pintura, os alunos foram aprendendo técnicas e inserindo traços conforme suas próprias visões do mundo. Ao terem contato com as telas, iniciaram repetidas vezes as pinceladas em preto, simbolizando para muitas, as dificuldades e os dilemas vivenciados durante sua adolescência. As cores foram sendo introduzidas aos poucos, ensinando-as que a beleza e a esperança de um mundo aberto com boas possibilidades e sonhos são possíveis e plenamente alcançáveis.
Exposição “O Espontâneo Vem do Coração” dos alunos do CED-308 do Recanto das Emas
Durante as aulas de fotografia, não foi diferente! A timidez que no início rondava as alunas deu espaço a um resgate da autoestima e da alegria. As fotografias que inicialmente eram desfocadas e sem enquadramentos deram espaço a trabalhos belíssimos com a utilização de técnicas como: a regra dos terços, composição, perspectiva, ajuste do enquadramento e da luz e sombra em fotografias preto e branco. Da escuridão, brotaram flores, cores, novos focos, sonhos, amor próprio, fotos e paisagens, mas também floresceram amizades, e laços de confiança entre as alunas, os professores e a Polícia Militar.
Exposição “O Espontâneo Vem do Coração” dos alunos do CED-308 do Recanto das Emas
Centro de Ensino CED-308 do Recanto
O colégio Cívico Militar CED-308, do Recanto das Emas, recebeu no início de abril, professores da Secretaria de Segurança Pública para dar início ao projeto, iniciativa que desenvolve atividades de prevenção em regiões identificadas como vulneráveis social e criminalmente. As atividades são voltadas para adolescentes e trabalham temas relacionados às violências nas escolas e à segurança pública de modo geral, tendo como principal objetivo o de colaborar na prevenção da violência e criminalidade por meio da oferta de atividades culturais que incentivem a resolução pacífica de conflitos e a promoção da cultura de paz. Foram ministradas oficinas de fotografia e pintura em tela, beneficiando aproximadamente 40 (quarenta) alunos.
Exposição “O Espontâneo Vem do Coração” dos alunos do CED-308 do Recanto das Emas
Gestão compartilhada
O programa de gestão compartilhada entre a Secretaria de Segurança Pública, PMDF e a Secretaria de Educação começou em fevereiro de 2019, no governo de Ibaneis Rocha (MDB). Ele é destinado a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e também aos estudantes do ensino médio.
Exposição “O Espontâneo Vem do Coração” dos alunos do CED-308 do Recanto das Emas
No modelo proposto pelo GDF, a parte pedagógica das escolas permanece a cargo dos professores, diretores e orientadores. Já a segurança, incluindo a entrada e a saída dos estudantes, fica com a Polícia Militar.

De acordo com o governo, “os militares também trabalham no dia a dia dos estudantes com conceitos de ética e de cidadania, além de promoverem atividades esportivas, culturais e musicais no contraturno”.
http://agendacapital.com.br/
 
BLOG DO PASTOR RONNE © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot