• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

Michel Temer altera Lei e entorno de Brasília vira região metropolitana

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018
Foto: Reprodução
Hoje, 33 cidades fazem parte da Região Metropolitana que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride)
Por Delmo Menezes
O presidente da República Michel Temer (MDB), assinou nesta terça-feira (04), medida provisória criando a Região Metropolitana do Distrito Federal, formada pelos municípios do DF, Goiás, e Minas Gerais.  O pedido foi do governador eleito do DF, Ibaneis Rocha (MDB). Outras duas medidas provisórias assinadas por Temer, foram o repasse de R$ 300 milhões para a Saúde do DF e a transferência da Junta Comercial do DF para o governo do Distrito Federal.
A expectativa é de que façam parte da Região Metropolitana as 33 cidades que hoje compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride). Destas, 29 pertencem ao estado de Goiás e outras quatro estão em Minas Gerais. Com a mudança, elas seguirão fazendo parte de seus estados, mas também poderão receber recursos e integrar políticas de desenvolvimento da nova região.
“São pleitos da economia, mas também são dos cidadãos do DF e do entorno. Esperamos daqui pra frente trazer uma era de desenvolvimento para a região. Com a região metropolitana você pode fazer uma só licitação, com projeto integrado”, afirmou o governador eleito, que participou da cerimônia de assinatura da MP.
Ibaneis destacou ainda que a criação da Região Metropolitana deve facilitar o desenvolvimento das cidades que a compõem, já que hoje elas têm uma atividade econômica mais ligada ao DF que a seus estados. “São vários programas, como os programas de saúde, que podem ser feitos de forma integrada. […] Entra tudo. Entra segurança, saúde, infraestrutura, geração de emprego e renda, produção de energia, distribuição de água. Todos os projetos feitos de forma separada e que dependiam de consórcio agora podem ser feitos de forma direta”, explicou.
Ainda durante a cerimônia, Temer assinou uma outra MP transferindo o controle da Junta Comercial do DF — que atende micro e pequenos empreendedores — para o governo local. Antes, a autarquia era controlada pela União. As duas Medidas Provisórias precisam ser aprovadas pelo Congresso antes de entrarem em vigor. A previsão é de que elas sejam analisadas no início do próximo ano.
Da Redação do Agenda Capital e Ag. Brasil
 
BLOG DO PASTOR RONNE © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot