Natural de Mimoso do Sul – ES, Adalberto Monteiro é Advogado e servidor efetivo da Câmara dos Deputados, tendo se aposentado em 1995 para dedicar-se exclusivamente à política no Distrito Federal.
De 1999 a 2006, dirigiu a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do DF – FUNAP desenvolvendo excelentes trabalhos voltados a população carcerária. Por sua vitoriosa gestão, foi reconhecido internacionalmente. Em outubro de 2011, voltou à diretoria executiva do órgão.
De 2009 a 2011, ingressou na Companhia de Habitação do Distrito Federal – CODHAB,  onde atuou como Coordenador de Cooperativas.
Em 2011, ingressou no Conselho Deliberativo da Companhia Imobiliária de Brasília – TERRACAP. Em agosto de 2012, tornou-se Presidente do Conselho Fiscal da Companhia.
Ao novo Presidente do PATRIOTA – DF, a equipe da Revista Diária  manifesta o desejo de parabéns e  sucesso.


A seguir, o novo Presidente tem uma mensagem para você, brasiliense.
Bom dia a todos. Hoje começamos um novo dia, com orgulho de assumirmos a Presidência do PATRIOTA-DF, partido que pelo próprio nome, nos da força e esperança para que possamos contribuir com uma nova política em benefício da população de Brasília e Brasil. Será uma administração composta de companheiros sérios e responsáveis, que voluntáriamente sempre contribuíram para o sucesso do ex-PRP , vitoriosa legenda que  hoje é incorporada ao PATRIOTA. Juntos, iremos atuar para que o PATRIOTA seja um exemplo de Partido político, atuando com dignidade e honradez em benefício da população”Adalberto Monteiro