• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

Sindicalistas se reúnem para definir lista tríplice para Secretaria de Saúde do DF

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Reunião de entidades de classe na sede do SindEnfermeiro-DF. Foto: Fernanda
Por Delmo Menezes
Na noite desta segunda-feira (29) na sede do Sindicato dos Enfermeiros do DF, entidades de classe ligadas a saúde, se reuniram para avaliar os rumos da Secretaria de Saúde do DF, e apresentar propostas para equipe de transição de governo. Na oportunidade foi defendido pelos representantes dos sindicatos, conselhos e associações, a definição de uma lista tríplice para escolha do futuro secretário de saúde, que serão apresentados ao governador eleito Ibaneis Rocha (MDB).
Segundo o deputado distrital eleito, Jorge Vianna (Podemos), “o objetivo da reunião é começarmos a construir com as entidades de classe ligadas à Saúde, um nome de consenso para apresentar ao governador eleito Ibaneis Rocha”, afirmou.
De acordo com o diretor do SindEnfermeiro, Márcio da Mata, “é a primeira vez na história da Secretaria de Saúde, que um evento desse porte reúne todos os sindicatos, conselhos e associações para definição de nomes para a Secretaria de Saúde do Distrito Federal“, relatou.
A ideia da indicação do secretário, partiu do próprio governador eleito Ibaneis Rocha, que em evento no Clube da Saúde do DF, afirmou que o nome do futuro secretário de saúde, seria escolhido pelos próprios servidores, representados pelos sindicatos e associações.
O ex-secretário de Saúde, Fábio Gondim, que participou do encontro, explicou que “o maior gasto de um governo é com a Saúde. Não pensem que alguém vai chegar para o secretário de Fazenda e pedir mais dinheiro, porque não vai funcionar“, disse.
Márcio da Mata, Gutemberg Fialho, Dayse Amarílio e Jorge Vianna. Foto: Fernanda (SindEnfermeiro).
De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos do DF, Gutemberg Fialho, “o importante é definirmos o que nós queremos e o que não queremos. Temos que resgatar a autoestima dos servidores da saúde“, destacou. O sindicalista concorreu a Câmara Legislativa do DF com votação expressiva.
Dayse Amarílio, presidente do SindEnfermeiro-DF. Foto: Fernanda
Para a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do DF, Dayse Amarílio, “o encontro foi muito proveitoso, pois foi unanimidade entre as diversas entidades da saúde ali representadas, que o futuro secretário tenha um perfil multidisciplinar“, afirmou.
No final do encontro, o deputado eleito Jorge Vianna (Podemos), agradeceu a presença de todos e declarou que é muito importante neste momento de construção, a união de todos. Segundo Vianna, “o próximo secretario de saúde seja lá quem for, deverá se reunir com os diversos sindicatos, conselhos e associações, para juntos trabalharmos em prol de uma saúde pública de qualidade, e que os servidores assim como os usuários do SUS, tenham seus direitos respeitados”, concluiu.
Médico e ex-diretor do HRAN, Adriano Ibiapina. Foto: Agenda Capital
Participaram da reunião: Dayse Amarílio (Sindicato dos Enfermeiros do DF), Gutemberg Fialho (Sindicato dos Médico do DF), João Cardoso (Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito), Etieno Sousa (Sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitário de Saúde do DF), Jeovânia Silva (Sindicato dos Odontologistas do DF), Cláudio Pedro (Sindicato dos Médicos Veterinários), Marcos Rogério (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília), Ubiratan (Sindicato dos Técnicos em Radiologia), João Alves (Sindicato dos Biomédicos do DF), Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CRTR), Gilcilene Maria dos Santos (Conselho Regional de Farmácia),  Marcos Feitosa (Conselho Regional de Enfermagem), Elisandro (Conselho Federal de Farmácia), Maroa Santiago (Clube da Saúde do DF) e Rodrigo (Conselho Regional de Administração – CRA-DF).

Da Redação do Agenda Capital
 
BLOG DO PASTOR RONNE © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot