• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

Nova aliança conta com evangélicos na capital

sexta-feira, 15 de junho de 2018
Nova aliança conta com evangélicos na capital
Foto divulgação/PRB
O PRB entrou de vez na corrida pré-eleitoral pelo Governo do Distrito Federal. O presidente regional Wanderley Tavares trabalha para pavimentar a pré-candidatura com o apoio dos partidos da Frente Cristã. Inicialmente, o partido não pretende deixar a Aliança Alternativa, construída pelo senador Cristovam Buarque (PPS) e o deputado federal Rogério Rosso (PSD). Em maio, os ditos aliados lançaram outro nome para o Palácio do Buriti, o do deputado federal Izalci Lucas (PSDB).
“O grupo me liberou para majoritário por conta da indefinição da chapa para deputado federal. Estou trabalhando para ser pré-candidato da nossa chapa. O PRB não planeja sair da Aliança Alternativa”, comentou Tavares. Segundo o pré-candidato, o movimento não representa um racha na Aliança e nem com Izalci. “O combinado não custa caro”, brincou.
Os temas centrais da pré-candidatura são a inovação na gestão pública e a defesa da família e da vida. Pela versão do PRB, a definição da candidatura oficial da aliança se dará com a resolução da chapa para deputado federal e quando o grupo tiver segurança de ter definido a melhor opção para a disputa das urnas de outubro.
As movimentações nacionais também inflam as pretensões de Tavares. Na corrida pelo Palácio do Planalto, os presidenciáveis Alvaro Dias (Podemos) e Flávio Rocha (PRB) ensaiam uma união. Dias seria cabeça de chapa, enquanto Rocha seria o nome para a vice-presidência. O Podemos faria questão de um bom palanque no DF.
Neste cenário, PRB, a Frente Cristã e o Podemos somariam pré-candidatos com a representatividade de 80% do segmento evangélico. Contudo, para o presidente regional do Podemos, Marcos Pacco, uma eventual união, por enquanto, não estabelece os termos para definições majoritárias.
“De zero a dez, para deputado federal e distrital, essa composição hoje tem oito de chance. As chances nacionais também são fortes, com nota seis. Mas para governador está tudo totalmente aberto”, contou. Pelas contas de Pacco, no caso de uma composição o segmento evangélico terá condições para emplacar 3 federais.
No DF, o Podemos não prioriza eleger um governador. Por outro lado, faz questão de ter um palanque para Dias e emplacar um deputado federal e dois deputados distritais. Independente das tratativas das executivas nacionais, Podemos e PRB mantem pontes no DF.
Izalci Lucas não demonstra desconforto com o PRB. “Não tem racha na Aliança e nem com Wanderley. Se houver uma mudança radical até as convenções, tudo é possível. De repente ele vira o xodó eleitoral”, comentou o tucano. O pré-candidato enfatizou que as pesquisas apontam que o grupo só terá chances de ganhar as eleições se permanecer unido.
Cristovam defende as alternativas
Na visão do senador Cristovam Buarque, a Aliança Alternativa continua firme e com condições competitivas. “Comparado com outros grupos, temos mais nomes”, resumiu. Por enquanto, Izalci continua sendo a primeira opção de Buarque para GDF. Mas o tucano precisa superar a instabilidade jurídica e política dentro do diretório regional do PSDB.
“Toda semana surge algo novo. Temos que dar explicações a todo mundo. Está instabilidade nos preocupa e precisa ser superada”, afirmou Buarque. Segundo o senador, caso o tucano não consiga bater asas para competir pelo Buriti, Tavares é uma opção.
Lucas nega que haja impedimento jurídico para sua pré-candidatura. “O que existe hoje é que o acordão do novo entendimento do Tribunal Superior Eleitoral sobre o mandatos provisórios para os diretórios ainda não chegou no Tribunal Regional Eleitoral. Só isso”, minimizou.
Sobre o PSDB no DF, Izalci voltou a dizer que é alvo de ataques de aliados do governo e de outros pré-rivais eleitorais. “Minha pré-candidatura incomoda”, disse.           http://www.jornaldebrasilia.com.br
 
NOSSOGAMA.COM.BR © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot