• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

Bem Informado Ninguém é Enganado

Bem Informado Ninguém é Enganado

Inmet prevê chuvas no Distrito Federal até a próxima terça-feira

sábado, 21 de outubro de 2017

Apesar da previsão, as chuvas significativas devem ocorrer em novembro.

 Luis Nova/Esp. CB/D.A Press
Os moradores do Distrito Federal devem se preparar para as chuvas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há possibilidade de precipitações em Brasília até a próxima terça-feira. No entanto, o tempo ficará fechado somente a partir do próximo fim de semana. Mesmo com previsão de chuva para os próximos dias, o sábado (21/10) do brasiliense vem acompanhado de muito calor, com temperatura máxima de 32° graus. “As chuvas devem chegar no domingo e a semana pode começar com a umidade relativa elevada”, afirmou o meteorologista do Inmet, Hamilton Carvalho. Durante a semana, as temperaturas variam entre os 19° e 32° graus e a umidade relativa do ar pode chegar a 70%, com mínima em 20%. 

As chuvas significativas devem ocorrer em novembro. “Temos uma massa de ar seco muito forte, que impede a formação de nuvens. Sem elas, não há chuvas. A situação se chama bloqueio e funciona como se tivesse um grande ventilador soprando de cima para baixo”, explicou o meteorologista do Inmet Manoel Rangel. Segundo o especialista, o fenômeno é natural e se expande ao máximo durante a época de seca.

Mesmo com o fim da estiagem, o nível dos reservatórios não deve começar a subir nos primeiros dias. “A água precisa, primeiro, se infiltrar no solo para só depois trazer alguma diferença nas réguas que medem o volume das barragens”, detalhou a professora Marília Peluso, do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB). Devido à construção de residências próximas a nascentes, a especialista ainda alerta para o sedimento dos rios e a perda na qualidade da água. “Os primeiros temporais carregam terra, entulho e poeira para os rios. Assim, a água fica barrenta, necessita de maior tratamento e demora mais para que o nível dos reservatórios subir”, afirmou.          http://www.correiobraziliense.com.br
 
NOSSOGAMA.COM.BR © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot