• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

Bem Informado Ninguém é Enganado

Bem Informado Ninguém é Enganado

Conheça O Novo Presidente Da Câmara Legislativa Em 10 Pontos

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
Em seu segundo mandato como deputado distrital, Joe Valle (PDT) é conhecido como um articulador poderoso dentro da Câmara Legislativa. Não é à toa que conseguiu vencer a chapa que recebeu a bênção do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e, consequentemente, da máquina pública.
Eleito pelo blocão, composto majoritariamente por deputados de oposição ao governo distrital, Joe nem sempre fez oposição a Rollemberg. Os dois já foram correligionários e, até setembro, o parlamentar era secretário do GDF.
A Operação Drácon e a saída da deputada Liliane Roriz (PTB) da vice-presidência da Mesa, no entanto, acendeu o farol de Joe, que voltou à CLDF. Por lá, sempre defendendo uma posição de neutralidade, costurou a candidatura bem-sucedida à presidência da Casa.Com essa vitória, o potiguar vai presidir a Câmara pelos próximos dois anos.
Conheça um pouco mais do novo presidente da Câmara Legislativa, em 10 pontos:
1 – Nascido em Caicó, no Rio Grande do Norte, Joe Valle tem 52 anos e vive em Brasília há mais de 40. Ele é casado e tem duas filhas.
2 – Hoje, Joe está em seu segundo mandato como deputado distrital. Ele recebeu 20.352 votos, o sexto mais votado, com 1,33% dos votos válidos. Em 2010, foi eleito com apenas 13.876 votos.
3 – Eleito presidente da CLDF pelo bloco de oposição a Rollemberg, Joe foi aliado do governador até pouco tempo atrás. Chegou a assumir a secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos até setembro.
4 – Joe Valle foi, até 2013, do PSB. Ele deixou o partido na última legislatura e sofreu um processo de cassação do mandato. O TRE-DF, no entanto, deu ganho de causa ao distrital.
5 – Engenheiro florestal formado pela UnB, Joe Valle tem muito interesse em agricultura orgânica. Ele tem uma propriedade agrícola especializada no assunto, com produção de alimentos orgânicos: a Malunga.
6 – A pauta ambiental o aproximou do ex-ministro Gilberto Carvalho, que fez parte dos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
7 – Joe Valle também participou ativamente dos governos petistas. À época no PSB, foi secretário de Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia.
8 – O presidente eleito da CLDF integrou a gestão José Roberto Arruda. Bastante interessado em agricultura, ele assumiu a presidência da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).
9 – A Operação Caixa de Pandora fez Joe romper com Arruda.Após a deflagração do escândalo, Joe se afastou do governador e, com a bênção de Gilberto Carvalho, retomou o posto no ministério.
10 – A amizade de Joe Valle com Gilberto Carvalho foi envolta em polêmicas. Eles chegaram a ser acusados de favorecer uma ONG que prestava serviços na periferia de Brasília com suporte da secretaria de Valle no ministério. Houve até uma denúncia sobre o assunto encaminhada à Procuradoria-Geral da República (PGR).
 
NOSSOGAMA.COM.BR © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot