Três perguntas para Lira (PHS) - Deputado Distrital
sexta-feira, 25 de novembro de 2016
Celson Bianchi: Qual o seu objetivo com a prorrogação da CPI da Saúde?
Lira: É preciso analisar as denúncias apresentadas com o devido aprofundamento e com todo o rigor para que aqueles que tenham agido de má fé com o cidadão de bem sejam punidos administrativamente e criminalmente. Não podemos mais ver pessoas sendo tratadas sem as condições mínimas necessárias, seja por ausência de estrutura ou de materiais e medicamentos nas unidades de saúde.
CB: Qual a sua opinião sobre as últimas ações da Agefis na cidade de São Sebastião?
Lira: Sou totalmente contrário às ações arbitrárias e violentas da Agefis contra a população hipossuficiente do Zumbi dos Palmares. Como o próprio nome da Agência diz, é para ser feito um trabalho de fiscalização e não agir com truculência, gerando destruição e tristeza em regiões que estão muitas vezes já consolidadas.
CB: Como está o processo de regularização de São Sebastião?
Lira: No início do meu mandato parlamentar, apresentei à Câmara Legislativa indicação ao Governo do Distrito Federal para promover a regularização fundiária e a concessão das escrituras aos proprietários dos imóveis residenciais e comerciais de São Sebastião. Neste ano, realizei audiência pública com a participação de representantes de órgãos ligados às áreas territoriais, habitacionais e de urbanismo do DF, além de moradores da cidade, para debater a questão fundiária da região administrativa.
Já conseguimos regularizar a Área de Desenvolvimento Econômico (ADE), mais conhecida como Pró-DF. E pela primeira vez na história de São Sebastião, os moradores receberam o documento que os oficializa realmente como donos de suas casas. Esse processo iniciou-se, neste ano, nos bairros São Bartolomeu e Residencial Oeste. Venho, também, lutando há anos pela criação dos bairros Crixá e Nacional. No caso do Crixá, a Câmara Legislativa já aprovou duas indicações de minha autoria.
A primeira trata da área entre a Chácara 53 (Projeto Raio de Luz) e a BR-251, onde várias famílias já residem. Para essas pessoas, solicitei que o espaço seja considerado área de interesse social pelo GDF. A segunda indicação refere-se à área entre o Ginásio de Esportes São Francisco e a mesma Chácara 53, onde poderá ser implantado, pelo GDF, o projeto com unidades habitacionais voltadas para os moradores de baixa renda. A ideia é que beneficiários, devidamente habilitados pelo governo, sejam aqueles com renda entre um e quatro salários mínimos, e que preferencialmente já residam em São Sebastião.
E ainda apresentei indicação à Câmara Legislativa sugerindo ao GDF que promova a inclusão dos bairros Morro da Cruz, Zumbi dos Palmares, Capão Comprido, Bela Vista e Vila do Boa como áreas de interesse social para fins de regularização fundiária. Precisamos fazer avançar a regularização, e estou aqui para colaborar com tudo o que estiver ao meu alcance como parlamentar, como morador e representante da cidade.
É preciso que os órgãos responsáveis por proporcionar a documentação necessária possam estar abertos à participação da comunidade, a principal interessada nesse processo. Não descansarei até que todos os moradores da cidade tenham suas escrituras em mãos. Minha bandeira sempre foi e sempre será a da habitação.
Assessoria de Gabinete Fonte:http://www.alo.com.br/colunas/ons-e-offs