• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

Bem Informado Ninguém é Enganado

Bem Informado Ninguém é Enganado

ATENDIMENTO

quarta-feira, 23 de novembro de 2016
Moradores de São Sebastião reclamam do fechamento de unidade de saúde
FOTO: ELZA FIÚVA/AGÊNCIA BRASIL
Philipe Santos e Stephanny GuilandeCom cerca de 150 mil habitantes, São Sebastião conta com somente um Posto de Saúde e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atender a população. Segundo os moradores da região, o que já é ruim pode piorar. Isso porque existe a informação do fechamento das unidades de saúde ou a transferência de profissionais, como pediatras e ginecologistas, para atender em outros locais do Distrito Federal. O que está causando revolta na população.
Com o fechamento da unidade, o atendimento passaria a ser no Posto de Saúde do Paranoá. De acordo com a moradora Luciana Barreto, já é difícil conseguir uma consulta e que, se o atendimento passar a ser no Paranoá, haverá dificuldades para chegar ao local. “A população está unida contra essa ação. Vamos nos manifestar e impedir isto”, afirma.
A Secretaria de Saúde nega o fechamento de qualquer unidade de saúde em São Sebastião. “Portanto, nenhum profissional destas unidades será remanejado”, disse em nota. 
A pasta ainda esclarece que o remanejamento de profissionais - pediatras, ginecologistas, clínicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem - que atuam na atenção básica - cumpre o estabelecido por uma Portaria. Os servidores lotados nas Unidades Básicas de Saúde deverão cumprir 30% da carga horária nas emergências dos hospitais. A determinação está prevista desde outubro pela Secretaria de Saúde, com o objetivo de desafogar os prontos-socorros. 
Os médicos atuam, preferencialmente, em sua região de saúde. Mas, caso haja necessidade, poderão cumprir a carga em outras unidades. Esse regime especial de trabalho irá vigorar por 180 dias, podendo ser prorrogado por igual período. “Portanto, os profissionais da Atenção Básica estão cumprindo apenas parte da carga horária em prontos-socorros - neste caso, no Hospital da Região Leste”, diz a nota.
Da redação do Alô
 
NOSSOGAMA.COM.BR © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot