• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

ONS e OFFs Celson Bianchi (23/08)

terça-feira, 23 de agosto de 2016
Três perguntas para Miguel Lucena, diretor de comunicação social da Polícia Civil do Distrito Federal       CELSON BIANCHI: Os índices de criminalidade subiram neste último final de semana. Há relação com a Operação PCDF Legal?

Miguel Lucena: É prematuro afirmar que a criminalidade se elevou por causa do movimento dos policiais civis, mas fica claro que somente a prevenção realizada pela polícia ostensiva não impede a ocorrência dos crimes mais graves.

Não quero minimizar a importância da prevenção, mas pontuar que ela não tem efeito sobre a criminalidade organizada, que age independente de ter polícia na rua ou não. O que reduz a incidência de crimes violentos é a repressão qualificada, realizada por meio de investigações consistentes, que retira de circulação os bandidos mais perigosos e organizados.

A polícia ostensiva espanta e inibe, mas a investigação aprofundada atinge o cerne das organizações criminosas, levando os chefes para a cadeia e reduzindo, por exemplo, os latrocínios, resultantes de ações armadas,  e os homicídios, decorrentes de acertos de contas entre bandos rivais.

Quando a polícia especializada em investigação concentra toda a sua energia numa luta como a que está em curso, enfrentando o governo e forças antagônicas que tudo fazem para dividi-la e esfacelá-la, o combate à criminalidade certamente fica comprometido.

CB: O que fazer?

ML: Penso que o GDF deveria chamar os sindicatos dos Delegados e Policiais Civis e dizer: “O governo só pode fazer isso ou o governo não pode fazer nada”, encerrando a agonia da postergação. O que mais revoltou os policiais civis foi a revelação de que a mensagem somente não foi enviada porque outra força policial bateu o pé e disse que não aceitava que a co-irmã fosse atendida. Essa atitude – não sabemos se procede ou não – soou como uma interferência indevida. Cada um deve lutar por seus direitos, mas sem interferir na reivindicação alheia. A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Detran tiveram ganhos importantes nos últimos três anos e a Polícia Civil não ficou batendo o pé como menino birrento querendo o pirulito do outro.

CB: Por que o senhor não entregou o cargo de Diretor de Comunicação?

ML: A Comunicação da PCDF é vinculada ao Gabinete do Diretor-Geral, Eric Seba, e por isso não achei justo deixá-lo sozinho, sem delegados-chefes, sem diretores de departamentos e sem comunicação. Seria um abandono do decisor estratégico. Compreendo a atitude dos demais colegas, cujos departamentos e divisões estão diretamente vinculados a operações. Mas a Divisão de Comunicação, que é a voz do Diretor-Geral, o Departamento de Administração Geral (DAG) e o Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), responsáveis pelos  contratos e pela Folha de Pagamento, não podem abandonar os postos, até porque podem ser condenados por improbidade administrativa e, para piorar a  crise, deixar os policiais sem receber salários. Imagine o tamanho do caos se as categorias, já indignadas com a situação, ficassem sem o salário no fim do mês.

Em determinadas situações, corajoso não é quem recebe o aplauso da maioria, mas quem enfrenta as adversidades e se mantém fiel às suas convicções.

Divulgação

Giro Rápido

-Em política, traição custa caro. A distrital Liliane Roriz terá o mandato cassado em tempo recorde;

-A expectativa na Câmara Legislativa é de que sem mandato, Liliane perderá voz na imprensa;

-Os deputados esperam acontecer com a deputada o mesmo que ocorreu com o ex-senador Delcidio Amaral;

-Um parlamentar arrematou: “Rei posto é rei morto... Com ela será assim”;

-A propósito, um integrante do primeiro escalão do Governo do Distrito Federal confidenciou a amigos que a crise no Legislativo veio em hora certa;

-É que com o fim da Olimpíada e a cassação da presidenta Dilma, a população do DF tende a prestar mais atenção ao governo local;

-O temor é de que a população perceba que em quase dois anos de gestão pouco foi feito;

-Ainda sobre a crise na Câmara Legislativa, muito ainda está por vir. Sobretudo em cima do distrital Bispo Renato;

-Na investigação foram encontrados indícios de repasses suspeitos a uma associação que leva o nome de Samambaia;

-Tais recursos, segundo aponta a investigação, teriam o deputado como beneficiário;

-Essa situação deixa claro que a exoneração do secretário executivo Alexandre Cerqueira não será suficiente;

-Aliás, não é apenas Cerqueira o alvo do Ministério Público. Todos os secretários da chamada “mesinha” estão no centro das apurações;

Estratégia

Especialistas em gerenciamento de crises têm avaliado que, até agora, apenas o distrital Cristiano Araújo (PSD) tem agido corretamente ao dizer que “não comenta investigação que está em sigilo”. O receio é de que os demais sejam desmentidos pela investigação.

Estratégia 2

Ainda sobre a estratégia adotada pelos distritais envolvidos no “UTIgates” para se defender, outra questão tida como equivocada é a tentativa de desqualificar a distrital Liliane Roriz (PTB). “Ela já está condenada na Justiça, será no Legislativo e já perdeu o prestígio na sociedade. Por mais que no Distrito Federal vilões se passem por mocinhos, a população entende o jogo”, explicou um analista.

Medo

Aliás, nos bastidores é tido como certo que apenas Celina Leão (PPS) e Bispo Renato (PR) são capazes de segurar o rojão por muito tempo. Os demais, se apertados, renunciam. Ontem Júlio César (PRB) já entregou o cargo de líder do governo.

Pazes

O deputado federal Alberto Fraga (DEM/DF) aproveitou o casamento da filha, Bruna Brasil, para fazer as pazes com um antigo aliado: o ex-governador Arruda. Os dois estavam distantes desde as eleições de 2014.  

Reflexão do dia

“Tenho dedicado as manhãs de sábado para acompanhar o andamento das obras do nosso governo, especialmente as de infraestrutura.”  Rodrigo Rollemberg (PSB) - governador do Distrito Federal

Agência  Brasília
 
BLOG DO PASTOR RONNE © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot