• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

CULTURA / Abandono da 7ª arte no Gama

terça-feira, 10 de maio de 2016
Espaço para reproduções cinematográficas está com as portas fechadas desde 2008
Foto: Reproducao da internet
Anna Paula Fernandes
Ele foi o segundo cinema inaugurado no Distrito Federal na década de 1960, o ponto de encontro de artistas e músicos na década de 1980, mas hoje está abandonado. É o Centro Cultural Itapuã, mais conhecido como Cine Itapuã, que há quase oito anos está fechado.
Na época, também funcionava como espaço para artistas e músicos se apresentarem e fez parte da história do Gama, mas o passar do tempo e a falta de manutenção deixaram a beleza do lugar no passado.
Com as portas fechadas desde 2008, acabando com as apresentações de teatro, música e exibição de filmes, a praça em volta do Cine também foi afetada, e o coreto, assinado por Oscar Niemeyer, que foi palco para apresentações de Legião Urbana, também está abandonado.
O lugar era ponto de encontro cultural e ocupava a mente dos jovens com a arte, aonde existiam varias revelações de artistas de diversas áreas, e também incentivava os jovens a deixarem o mundo do crime, para se dedicarem às atividades artísticas.
De acordo com a administração, o espaço foi gerenciado pela iniciativa privada até o ano de 2011, quando foi doado ao governo. O processo de transferência só foi regularizado um ano depois. Desde então, de acordo com o diretor de obras da administração, estava sendo feito um projeto para a revitalização do centro cultural, mas sem previsão de conclusão da obra. Cerca de 3 milhões de reais seriam necessários para a reforma do espaço mas outras prioridades estariam na frente, como por exemplo a reforma de escolas, e para a comunidade, qualquer tipo de melhoria já valeria a pena
Da redação do Alô
 
BLOG DO PASTOR RONNE © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot