• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

Bem Informado Ninguém é Enganado

Bem Informado Ninguém é Enganado

Do Alto da Torre Redação JBr (05/04)

terça-feira, 5 de abril de 2016
Reunião com base, mas sem Rede 
O governador Rodrigo Rollemberg convocou a base para uma reunião no início da noite de ontem. O socialista teria chamado aqueles que seriam o núcleo governista no Legislativo. No entanto, dois nomes deixaram de comparecer, ambos da Rede Sustentabilidade: Cláudio Abrantes e Chico Leite. Nesse caso, a ausência teria claras razões políticas e não seria decorrente de desencontros de agendas. Os grupos políticos dos dois estariam cansados de ouvir mais e mais promessas do Buriti. Além disso, recentemente, a Rede enfatizou que tomará uma posição de independência em relação ao GDF.

Fritura
Recém-filiado ao PR, o deputado Agaciel Maia (foto) não está nada satisfeito com os rumores de que concorrerá à presidência da Câmara Legislativa. “Essa conversa de candidatura à presidência, um ano antes da eleição, é uma velha fórmula de me jogar contra alguns dos colegas, criar um terreno fértil para plantar maldades. Enfim, queimar meu nome”, considera o presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças da Câmara.
Abusos em debate
Audiência pública  debaterá, a partir das 10h de hoje, na sala de reunião das comissões na Câmara Legislativa, o trabalho da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. O foco será a apuração dos casos de abusos sexuais. O encontro é promovido pela Comissão Especial de Combate à Pedofilia, presidida pelo deputado Rodrigo Delmasso (PTN). O evento é aberto a todos os interessados, que, inclusive, poderão se manifestar.

Aulas de política 
A deputada Liliane Roriz (PTB) quer introduzir o ensino de política no currículo escolar. A vice-presidente da Câmara Legislativa protocolou projeto de lei (PL) que leva para as salas de aulas a temática “Política, politicagem e conscientização contra a corrupção”. A proposta prevê que o assunto será inserido como tema transversal – trabalhado dentro de disciplinas já existentes no currículo escolar.  O projeto contempla alunos dos ensinos Fundamental e Médio nas escolas das redes pública e privada do Distrito Federal.

Eleitor consciente
Caso a matéria seja aprovada, o conteúdo programático incluirá o estudo da história da política, os prejuízos com a politicagem e a formação da sociedade contemporânea perante a corrupção. A ideia é despertar nos estudantes suas ideologias éticas, morais e sociais. “Essas crianças e adolescentes serão os eleitores de amanhã. É comum ouvirmos que o brasileiro não sabe votar. Por isso, estamos vivendo tudo isso hoje. O objetivo desse projeto é dar noções básicas, mostrar os fatos reais da nossa história que contribuíram para que chegássemos até aqui e suas consequências e, principalmente, passar noções de cidadania, de respeito às leis, ao próximo”, explica a deputada.

Luta contra o câncer
Definir políticas públicas, debater proposições legislativas e discutir o acompanhamento do orçamento público são os principais objetivos da Frente Parlamentar em Defesa do Diagnóstico, Tratamento e Prevenção do Câncer, lançada, ontem, no plenário da Câmara Legislativa. Autor da iniciativa, o deputado Rafael Prudente (PMDB) espera debater, em audiência aberta à população, tratamentos e diagnósticos e medidas de prevenção. 

Novos casos 
Dados estimados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que, neste ano, no Distrito Federal, serão registrados cerca de quatro mil novos casos da doença. As taxas brutas de incidência apontam que o câncer de próstata, seguido pelo de cólon e reto são os que mais atingem os homens. Nas mulheres, a enfermidade recai, principalmente, sobre as mamas, cólon e colo do útero.

Boleiros 
O Programa de Incentivo ao Esporte Amador, de autoria conjunta dos deputados Julio Cesar (PRB), Wasny de Roure (PT) e Ricardo Vale (PT), foi sancionado pelo governador Rodrigo Rollemberg. A lei garante recursos para o futebol amador e outras modalidades esportivas, e tem como intuito apoiar e fomentar o desenvolvimento do esporte amador em Brasília.  O programa  atende todas as ligas do futebol amador do DF com o pagamento da arbitragem. Segundo Julio Cesar, a iniciativa ganhou força pelo fato de ter sido instituída em lei.   Para Ricardo Vale, os recursos gastos com esporte não configuram despesa. “São investimentos em lazer e desenvolvimento do potencial de nossos atletas”, afirmou. Neste ano, Wasny já destinou R$ 800 mil para viabilizar o projeto.       

Reguffe critica fisiologismo 
A troca de cargos no governo federal por votos contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff foi objeto de críticas do senador Reguffe (sem partido-DF). O parlamentar disse que é inaceitável a estratégia do governo de fazer uma reforma ministerial para conseguir apoio para barrar o impedimento da chefe do Executivo federal. Para Reguffe, uma reforma ministerial só é aceitável se for para promover melhorias no serviço público oferecido à sociedade. O senador criticou, ainda, o elevado número de cargos comissionados na administração pública federal: 23.941, enquanto na França há apenas 4,8 mil e nos Estados Unidos, 8 mil.

Promessas descumpridas  
Em fevereiro, Rollemberg fez uma reunião para alinhar os ponteiros com a base. No entanto, os ajustes teriam ficado apenas no discurso. O governador teria prometido reuniões de 15 em 15 dias com os parlamentares aliados. Não cumpriu. Segundo aliados, Rollemberg poderia aproveitar que toda a atenção da população e da mídia está focada no processo de  impeachment da presidente Dilma Rousseff para equacionar a base de apoio na Câmara. Mas, em vez disso, o Buriti estaria deixando as desavenças nos bastidores ganharem tons mais ácidos. Além disso, os distritais têm amargado perdas de indicações em posições estratégicas da máquina pública.
 
NOSSOGAMA.COM.BR © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot