• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

COM VOCÊ / NOSSO GAMA

Do Alto da Torre Redação JBr (01/03)

terça-feira, 1 de março de 2016
Governo inicia contagem dos fiéis
Dezessete deputados distritais são esperados na Residência Oficial de Águas Claras (foto) para um almoço, hoje, com o governador Rodrigo Rollemberg. Na pauta, a tentativa de reestruturar a base aliada na Câmara Legislativa. O governador já adiantou a alguns parlamentares mais próximos que vai “precisar muito” dos deputados no primeiro semestre. O horário marcado para o evento - 13h- é que deve atrasar o expediente no Legislativo. A reunião de líderes, que seria realizada impreterivelmente às 14h30, deve ocorrer bem mais tarde. E as votações em Plenário, se ocorrerem, mais tarde ainda.  
Ao menos sete ausências
O secretário adjunto de Relações Institucionais do GDF na Casa, Igor Tokarski, é presença confirmada no evento. José Flávio, cotado para ser o próximo articulador do governo na Câmara, não aparece na lista de convidados. Dos 24 distritais, sete não devem  ser vistos por lá: é o caso dos petistas Wasny de Roure, Chico Vigilante e Ricardo Vale, do Bispo Renato (PR), do recém-rompido com o governo Raimundo Ribeiro (PSDB) e dos peemedebistas Wellington Luiz e Rafael Prudente. Enquanto articula a candidatura em 2018 - ainda não se sabe se ao Governo do DF ou ao Senado -, Chico Leite (Rede) deve ir se afastando do Palácio do Buriti. E é dúvida no almoço de logo mais.

Brasilienses contra a corrupção 
O brasiliense é um dos principais participantes da campanha “10 medidas contra a corrupção”, do Ministério Público Federal. A iniciativa alcançou o objetivo de 1,5 milhão de assinaturas. E, deste total, 180 mil foram de moradores do Distrito Federal. Proporcionalmente, foi a maior participação nacional por número de eleitores, chegando a aproximadamente 10%. Falando  em indicadores concretos, a participação local foi a 3ª unidade dentro da Federação. Com o apoio popular, será encaminhado um pacote anticorrupção para o Congresso Nacional, em abril. Hoje, o Ministério Público do DF fará uma cerimônia para comemorar o engajamento da população, com a participação do procurador República, Deltan Dallagnol, um dos coordenadores da Operação Lava Jato. 

Compras divulgadas
Demorou, mas tudo indica que o governador Rodrigo Rollemberg vai tirar do papel a promessa de divulgar as compras do governo em painéis eletrônicos instalados em locais públicos. Nas próximas semanas, a Controladoria-Geral do DF começará a transmitir as aquisições em 27 telas cedidas pela Secretaria de Agricultura, na Ceasa e  Emater. Os próximos passos estão sendo preparados para disponibilizar  informações em pontos com maior fluxo de pessoas, como a Rodoviária e nos trens e estações do metrô. A divulgação de licitações e demais aquisições terá como referência   o Diário Oficial do DF, priorizando saúde, educação, obras e transportes.  

Promessa de pagar pecúnias
Para o professor anotar e cobrar: o governo pagará no dia 14 de março as pecúnias dos professores que se aposentaram em maio e junho de 2015, segundo o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio.  Na greve do ano passado, o Buriti se comprometeu em quitar o débito para que os docentes voltassem para a sala de aula. Para 2016, o Buriti pretende montar um cronograma das pecúnias de todas as categorias, tendo R$ 120 milhões previstos no orçamento. Mas antes de cravar as datas, Sampaio vai aguardar a arrecadação dos primeiros meses do ano. 

Uma base de verdade
Sobre as articulações do governo para recompor a base aliada na Câmara Legislativa, um poderoso do Palácio do Buriti diz que “as pessoas podem vir ou não”. Mas, se vierem, afirma, “contaremos com o apoio efetivo”. A conversa era sobre a saída do distrital Raimundo Ribeiro (PSDB), que, depois de ver a exoneração de seus indicados à Secretaria de Justiça, se rebelou contra o governo. “(A exoneração) Foi uma forma de mostrar que quem está com o governo tem de estar com o governo. Não pode ser só na hora que convém”, acrescentou. 

Resgate
O governador Rodrigo Rollemberg ainda acredita que pode resgatar Raimundo Ribeiro para a base. Estava esperando a poeira baixar e, nesta semana, deve enviar emissários na tentativa de retomar o diálogo com o ex-líder de governo. “Raimundo é um excelente deputado e o PSDB esteve na campanha do Rollemberg. A gente só precisa equacionar algumas situações”, arriscou o atual líder do governo, deputado Júlio Ribeiro (PRB), sobre os próximos passos a serem dados. 

Patrimônio Cultural do DF
Está no Diário Oficial: o Centro Cultural do Itapuã, antigo Cine Itapuã, agora é Patrimônio Cultural Material do DF. Autor da iniciativa, o deputado distrital Wasny de Roure propôs, em outubro do ano passado, uma audiência pública para pedir a revitalização do cinema inaugurado na década de 60, no Gama, o que resultou no projeto, que, agora, virou lei. Com a medida, o governo passa a ter obrigação de cuidar do espaço e, de acordo com o Artigo 248 da Lei Orgânica, deverá implementar políticas articuladas com a educação e a comunidade para garantir o desenvolvimento cultural do DF.  

Livrando-se de um abacaxi
Com a substituição do ministro Carlos Higino Ribeiro de Alencar na Controladoria-Geral da União a presidente Dilma Rousseff se livrou de mais um abacaxi. Ex-secretário de Transparência do governo Agnelo Queiroz, Carlos Higino é funcionário de carreira da Controladoria. Sua mulher Manuela Sabóia Moura de Alencar, médica radiologista, também é servidora, mas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Só que estava cedida justamente para a  Controladoria-Geral da União, onde é chefe do Departamento Médico. A situação foi denunciada pelo  Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle, o Unacon.
 
BLOG DO PASTOR RONNE © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot