• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

Em Santa Maria, descaso em local para crianças

domingo, 21 de fevereiro de 2016


Brinquedos estragados, mato alto, lixo e animais são a realidade de espaços dedicados aos pequenos
Ingrid Soares
ingrid.soares@jornaldebrasilia.com.br


Moradores de Santa Maria e frequentadores da área central da cidade reclamam da falta de conservação dos parquinhos e pedem a recuperação das áreas de lazer do local. A queixa foi feita pela população da região, que se manifestou pela internet e via WhatsApp.
No lugar de crianças usufruindo, o que se presencia são brinquedos quebrados, madeiras se soltando, gangorras, balanços e outros brinquedos enferrujados, soltos ou mesmo quebrados.  O lixo  e o mato alto também denunciam que a manutenção há muito não passa por ali.
Animais de rua se aproveitam da areia e da área aberta para fazerem suas necessidades ou mesmo dormir próximo aos brinquedos. 
Marinalva Xavier, 61 anos, conta que tem três netos pequenos e não os leva mais ao local por conta da situação. “Algumas pessoas não ajudam a conservar, mas isso aqui está abandonado e precisa de reforma urgente. As crianças direto apareciam com doenças de pele e  frieiras, porque dividiam o ambiente com animais de rua. O local também é mal frequentado e oferece risco”, relata.
A moradora Vitória Moreira, 17 anos, costuma passear com o marido, com o filho de três meses e os sobrinhos pela área. Ela explica que um dos meninos já se machucou no parquinho e que agora as crianças ficaram sem lugar para brincar por conta do descaso. Em alguns locais, o mato atinge quase um metro de altura. 
“Eu não confio e não deixo mais eles frequentarem porque não oferece segurança, nem parece ambiente para eles. Tem parafuso solto, em alguns lugares, não tem mais areia, e os escorregadores estão desgastados e, quando elas usam, dão de cara com o chão. Em outros pontos, precisa trocar a areia e colocar um cercado ou grade. A situação é a mesma na maioria dos parquinhos”, afirma.
Uma outra reclamação é sobre a fonte que costumava funcionar na praça. “Eles fazem campanha sobre dengue, mas, há algum tempo, está desativada, e a água lá, parada. O aspecto é nojento”, conclui Vitória.
Morador não vê reforma ali há oito anos
O tecnólogo Leonardo dos Santos, 29 anos, mora há   18 anos próximo ao  parquinho  e conta que, desde que foi construído, há  oito anos, não passou por reforma. Ele usa o local para praticar exercícios físicos. 
“São evidentes a falta de interesse e o descaso com a população. O parquinho e a praça estão ao lado da administração regional, não é possível que eles não vejam. Está tudo pichado, mal conservado e largado. Há uso de entorpecentes em plena luz do dia e falta policiamento”, salienta.
Alguns dos parquinhos também estão com a porta do cercado arrancada, permitindo a entrada de animais. A equipe do Jornal de Brasília foi “expulsa” por cachorros quando tentava adentrar um deles para conferir a situação. O bicicletário também está quebrado.
Versão oficial 
Segundo o administrador de Santa Maria, Nery Moreira, a ideia é revitalizar toda a praça, com um projeto mais amplo que necessita de emendas parlamentares e mais tempo para ser concluída. Ele conta que a Novacap tem projeto de revitalização dos parquinhos da cidade, que começará pela área central por ser a mais movimentada e frequentada da região. Segundo Moreira, está previsto, para os próximos 15 dias, a capinagem, a limpeza, a solda e a troca de peças e alambrados quebrados, além da substituição de areia dos parquinhos. No caso da fonte desativada, o administrador diz que a Vigilância Sanitária aplica produto específico a cada semana para evitar a proliferação de mosquitos.
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília
 
BLOG DO PASTOR RONNE © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot