• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

COM VOCÊ / NOSSO GAMA

200 conselheiros tutelares tomam posse em Brasília

domingo, 10 de janeiro de 2016
No Museu da República, governador entregou diplomas aos novos representantes que vão garantir os direitos de crianças e adolescentes
Os 200 conselheiros tutelares, eleitos pela população em outubro do ano passado, foram empossados em cerimônia neste domingo (10), no auditório do Museu da República. O governador Rodrigo Rollemberg, ao lado do secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio de Paula Guedes Araújo, entregou os diplomas a 20 deles em ato simbólico. Todos passaram por curso de formação e atuarão no quadriênio 2016-2019.
Os conselheiros têm a função de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, solicitando providências legais e imediatas para protegê-los. Rollemberg destacou que a sociedade e o Poder Público precisam trabalhar integrados aos conselhos: "É importante frisar que vocês chegam aqui pelo poder das urnas. A responsabilidade é muito grande. Precisamos de uma interação permanente para superar os desafios. A missão é levar uma vida de qualidade e de dignidade para crianças e adolescentes".
Na cerimônia, que contou com a apresentação da banda da guarda presidencial, o secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio de Paula Guedes Araújo, acrescentou, sobre as funções dos novos representantes, o dever de oferecer atenção especial e integral. Além de disponibilizar 42 veículos no DF, ele reforçou que o governo inaugurou dois conselhos nos últimos meses, em São Sebastião e em Taguatinga. "Estamos elaborando um cronograma financeiro para a inauguração de novos e a reforma dos que já existem."
Mais eleitores
De acordo com dados da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, 71% dos conselheiros tutelares eleitos no País são mulheres. O secretário da pasta, Rodrigo Torres, que apresentou os números na solenidade, disse que a participação dos eleitores no pleito ainda é baixa, apesar de ter crescido 60% em 2015. "Precisamos aumentar essa participação e levar a população às urnas", convocou. No Distrito Federal, cerca de 125 mil eleitores votaram em 2015. Na eleição anterior, o número foi de 68 mil.
Conduzido pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA/DF), o processo de escolha dos conselheiros tutelares ocorreu ao longo de 2015 e culminou com a eleição geral em 4 de outubro. A disputa no DF atraiu 26,5 mil candidatos para a primeira fase de seleção. Os 200 titulares eleitos terão salário de R$ 4.684,66.
Também participaram do evento a secretária da Segurança e da Paz Social, Márcia Alencar, o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, a promotora dos Direitos da Infância e da Juventude do DF, Luísa de Marilac, o presidente da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros tutelares do Distrito Federal, Ziel Ferreira dos Santos, o defensor público Ricardo Batista, os deputados distritais Luzia de Paula (Rede), Rodrigo Delmasso (PTN) e Professor Israel (PV), a deputada federal Erika Kokay (PT) e administradores regionais.
Fonte: Agência Brasília
 
BLOG DO PASTOR RONNE © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot