• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

Bem Informado Ninguém é Enganado

Bem Informado Ninguém é Enganado

Santa Maria recebe ações educativas contra a dengue

sábado, 21 de novembro de 2015
Em dois pontos da Avenida Alagados, foram dadas orientações sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Os moradores de Santa Maria foram surpreendidos na manhã desta sexta-feira (20) com duas blitze educativas de prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti — as mais conhecidas são a dengue e a febre chikungunya. Uma das mobilizações foi em frente ao restaurante comunitário da região administrativa, na Avenida Alagados, e a outra, no shopping center da mesma via.

O trabalho faz parte das ações programadas pelo governo de Brasília para a 25ª Semana de Prevenção e Combate à Dengue (de 16 a 20 de novembro) e para o Dia Nacional de Combate à Dengue, neste sábado (21). "Antes relacionávamos o Aedes aegypti somente à dengue, mas hoje ele é o mosquito da febre chikungunya e do zika vírus", alerta a diretora regional de Atenção Primária à Saúde, da Regional de Saúde Santa Maria, Débora Cecília de Lima Souza.

Em frente ao restaurante, agentes do Departamento de Trânsito do DF (Detran) pararam quatro carros por vez para entregar livretos sobre como evitar o desenvolvimento do mosquito. Também foram passadas orientações para não acumular água em recipientes, calhas, lajes e outros objetos ou lugadores que ofereçam condições de vida para o inseto. No centro comercial da região, as instruções foram dadas aos clientes e a quem passava em frente ao local.

Uma carreata com cerca de 50 carros também ocorreu de manhã. Os veículos saíram do Hospital de Santa Maria e seguiram pela Avenida Alagados até o shopping center. Os carros adesivados com cartazes preventivos foram guiados pelo grupo de teatro da Diretoria de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, com paródias de músicas conhecidas que transmitiam mensagens de prevenção.

A ação foi promovida pelo Grupo Executivo Intersetorial de Planejamento das Ações de Combate à Dengue, formado pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde da Regional de Santa Maria, pelas Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica, pelo Conselho de Saúde de Santa Maria, pela Agência de Fiscalização (Agefis), pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), pela Coordenação Regional de Ensino e pela administração regional local.

Ações
O Decreto Distrital nº 33.034, de 2011, determina que, de setembro a maio, as ações preventivas em Brasília sejam intensificadas sempre na terceira semana de cada mês. Assim, desde segunda (16), as regiões administrativas estão com ações como vistoria das residências e orientação a moradores e comerciantes.

Hoje (20), o Setor de Oficinas do Guará recebeu agentes do Grupo de Combate à Dengue. Amanhã (21), às 21 horas, as atividades terminam com uma carreata, que sai da Administração Regional da Estrutural. O percurso ainda será definido.

Balanço
Até segunda (16), a Secretaria de Saúde havia registrado 12.285 suspeitas de dengue. Dessas, 11.622 são de residentes do DF e 663 de outras unidades federativas. Juntas, as regiões do Gama, de Planaltina e de Sobradinho II apresentam o maior número de ocorrências — 3.657. Desde janeiro deste ano, foram confirmadas 25 mortes pela doença. Vinte e um eram moradores da capital federal, três de Goiás e um de Minas Gerais.

Sobre a febre chikungunya, registraram-se 233 casos suspeitos. Desses, 220 foram descartados e 13 confirmados em moradores de Brasília. Dez foram importados (o contágio ocorreu fora do DF), sendo dois do Suriname e Panamá e oito de estados do Brasil, com predominância dos municípios da Bahia.

A febre do zika vírus é uma doença viral aguda caracterizada por manchas vermelhas no corpo, febre, dor nas articulações e de cabeça, vermelhidão e coceira na pele. Apresenta evolução benigna, e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em até sete dias. De 12 casos suspeitos, dois se confirmaram no DF. Eles foram importados da Região Nordeste.
Agência Brasília
 
NOSSOGAMA.COM.BR © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot