• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

Bem Informado Ninguém é Enganado

Bem Informado Ninguém é Enganado

BOLSO Conta de água vai aumentar outra vez

terça-feira, 10 de novembro de 2015


Faturas da Caesb vão ser reajustadas em 2,67% a partir de janeiro

REPRODUÇÃO DA INTERNET
Em março a tarifa cobrada pela água já havia aumentado
Prepare o bolso porque vem aí um novo aumento na tarifa de água. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa) vai autorizar o reajuste de 2,67% nas contas pagas pelo morador de Brasília. Se dependesse apenas da Caesb, a alta seria maior ainda: 4,14%. Pela primeira vez na história da empresa, está sendo concedido um reajuste extraordinário.
As novas tarifas entram em vigor no dia 1º de janeiro de 2016 e vigoram até maio do mesmo ano, quando serão reajustadas novamente. A  justificativa é que os frequentes aumentos na conta de energia atingiram em cheio os custos operacionais de abastecimento e distribuição de água, afetando o equilíbrio financeiro da companhia.
Um estudo realizado pela Adasa comprovou que a despesa projetada de energia elétrica da Caesb para 2015, em comparação à de 2013, teve um aumento de R$ 39,5 milhões – o que representa alta de 74,45%.
Em março deste ano, a Caesb reajustou as tarifas em 16,20%. Na ocasião, conseguiu antecipar a revisão tarifária, prevista para junho do ano que vem. Pela medida, Caesb e Adasa respondem a ação por aumento abusivo de preço, movida pela Proteste, associação de defesa do direito do consumidor. Somando os reajustes de março de 2014 e de março de 2015, a alta chegou a 23,59%, enquanto a inflação acumulada no período ficou em 6,41%.
Para referendar o reajuste, a Adasa realiza no próximo dia 17 uma audiência pública. Depois, terá 30 dias para homologar as novas tarifas. Pela legislação, a Caesb tem direito a um reajuste anual para recomposição das perdas, além de revisões tarifárias a cada quatro anos. A norma permite, ainda, revisões extraordinárias, caso se verifique o comprometimento do equilíbrio financeiro da empresa.
Da redação do Alô
 
NOSSOGAMA.COM.BR © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot