• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

Bem Informado Ninguém é Enganado

Bem Informado Ninguém é Enganado

Do Alto da Torre Eduardo Brito (09/10)

sábado, 10 de outubro de 2015
Dia 13, o dia D do novo governo 
O governador Rodrigo Rollemberg deixará  passar o Dia das Crianças para anunciar como fica o GDF das supersecretarias. Ele vai aproveitar o final de semana esticado para conversar com pessoas de sua confiança, de dentro e fora do governo, para fechar o pacotaço, e se reunir com quem ele quer ver liderando as novas estruturas. O processo é doído, pois muitos colaboradores de primeira hora, gente que ajudou muito na extenuante campanha eleitoral, vão ficar de fora. O governador pretender fazer uma operação, envolvendo deputados fiéis que possam deixar suplentes ainda mais fiéis. Os substitutos, raciocinam as cabeças coroadas do GDF, são sempre mais suscetíveis aos pedidos do Executivo e tendem a discutir menos quando alguma medida impopular tiver de ser votada, ao contrário dos titulares, que têm um grande eleitorado para cuidar. Pelo menos cinco deputados estão na mira de Rollemberg para compor o primeiro escalão do GDF – Raimundo Ribeiro, Joe Valle, Luzia de Paula, Julio César e Rodrigo Dalmasso. Mas até terça-feira ninguém pode garantir nada até porque um favorito de anteontem foi inteiramente descartado ontem. E ainda tem a greve geral no meio do caminho.

Tribunal de Contas avalia perdas no Fundo Constitucional
O Tribunal de Contas do Distrito Federal acolheu ofício encaminhado pelo deputado Wasny de Roure (foto) apontando inconsistências na metodologia de estimativa e execução orçamentária dos recursos do Fundo Constitucional  que representam perdas de mais de R$ 1,9 bilhão no ano. O relator, Inácio Magalhães, fixou com aprovação dos demais conselheiros prazo de 30 dias para que a Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda e as Secretarias de Fazenda e Planejamento do DF, apresentem suas ponderações acerca dos cálculos do distrital. Em tese, isso significaria que o Tesouro deveria ressarcir o governo brasiliense nesse valor. Mas já se sabe que, ao menos a curto prazo, não virá um centavo. Gente que entende de orçamento público acredita que, na melhor das hipóteses, parcelas desse dinheiro pingarão aos poucos, ao longo de um ou dois anos.


Conversa de grego 
O secretário de Administração, Alexandre Lopes, não economizou nas tintas e fez uma tragédia grega durante reunião com os sindicalistas no  Buriti. Já na abertura do encontro começou a fazer uma analogia com a situação de países da Europa, com uma parada na Grécia, dizendo que há risco de muitos servidores perderem o emprego. Os sindicalistas, com toda razão, se sentiram ameaçados e o resultado o brasiliense começou a ver ontem: tudo parado.

Novo lixão 
A Praça do Buriti, um dos cartões-postais da cidade, virou um lixão a céu aberto. Barracas, tendas, isopores, colchões, cobertores, vasilhames de bebida, embalagens de alimento, sacos e sacolas de plásticos dividem o espaço com exemplares de sibipirunas, mangueiras e o único buriti que sobrou na praça.

Por enquanto, distrital fica no PMDB
O distrital Robério Negreiros avisa que não pretende sair agora do PMDB. Admite que nutre descontentamento com a legenda, mas assegura que os as arestas se resumem a bancada na Câmara Legislativa. Robério está há tempos em rota de colisão com o líder da bancada, Wellington Luiz, que o ultrapassou inclusive na escolha do novo corregedor. Robério não tem sido consultado nas decisões do bloco — que abrange outras legendas — e acha que o líder centraliza tudo.

Divergências internas
Essa posição de Robério Negreiros tem relação, sim, com a postura da bancada frente ao Palácio do Buriti. Wellington Luiz segue a orientação da direção regional do partido e se coloca em oposição ao governador Rodrigo Rollemberg. Robério define-se como independente e, de forma ostensiva, evita vincular-se à oposição. Tem votado com o governo em questões relevantes.

Entrevista
Conversa com Gutemberg Fialho, presidente do Sindicato dos Médicos: “Vamos enfrentar o caçador de servidores”

Uma greve  é a única alternativa para os servidores públicos?
Gutemberg Fialho – Nenhum servidor quer a greve. A radicalização é do governo que, mesmo diante da decisão do Tribunal de Justiça, que nos garantiu o direito aos reajustes concedidos por 17 a 0, quer suspender o reajuste de outubro deste ano a abril do ano que vem e só admite pagar a partir daí, sem reposição. O que pedimos foi um compromisso de que haveria o pagamento; nem estamos exigindo o pagamento agora. Ou seja, eles radicalizaram e não nos deixaram outra saída, senão a greve.

As negociações estão fechadas?
Gutemberg Fialho – Não, mas não há mais nada a fazer sem que o governo apresente uma proposta. Estivemos numa reunião com representantes do governo, já que o governador não apareceu, e os secretários só falaram em crise mundial, que Portugal demitiu 30% dos servidores, que a Grécia está quebrada, que todos estão perdendo salário. Levantei e perguntei se havia alguma proposta a ser discutida ali, algo de concreto. Aí disseram que estavam estudando, que não havia nada pronto. Diante disso nos levantamos e os deixamos falando sozinhos. Mas queremos negociar.

O governo não está sabendo negociar?
Gutemberg Fialho – Ainda não sei se é falta de sensibilidade ou se é uma estratégia de enfrentamento mesmo. Uma pessoa do círculo íntimo do governador disse que o governo espera pelo mesmo fim da greve da Polícia Civil, que voltou a trabalhar sem receber nada. Eles não são bobos.

Os senhores não temem que os servidores públicos acabem desgastados diante da sociedade?
Gutemberg Fialho – Nós estamos falando de 250 mil servidores. Veja bem: mais de um milhão de pessoas envolvidas diretamente nessa questão. Se o governo está jogando com o desgaste, está jogando mal. .

A paralisação será total? 
Gutemberg Fialho – Sem dúvida. É a única alternativa que temos. Os servidores têm boa vontade e sensibilidade, mas querem garantir seus direitos. E vamos enfrentar o caçador de servidor.


 
NOSSOGAMA.COM.BR © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot