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Bem Informado Ninguém é Enganado

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Metrô-DF cria ouvidoria no Whatsapp e já responde manifestações

domingo, 29 de março de 2015

Novo canal de comunicação da companhia, criado ontem, registra mais de 200 manifestações

Tales Silveira
DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASÍLIA
Em menos de um dia de funcionamento, o novo canal de ouvidoria para os usuários do Metrô-DF, agora no aplicativo Whatsapp, registrou mais de duzentas mensagens recebidas e respondidas. Quem informa é o própria Companhia que, com a criação de mais um canal, objetiva possuir mais um meio de comunicação para que os usuários possam registrar manifestações como sugestões, denúncias, reclamações, elogios, solicitações e pedidos de informações sobre o serviço prestado pela empresa.
As reclamações mais frequentes tem sido sobre o embarque no sentido inverso no ramal Ceilândia – quando usuários embarcam uma estação antes do terminal para viajar sentado – , falta de ar condicionado e perguntas sobre a integração do metrô com ônibus. A Companhia afirmou também que, assim que as mensagens são recebidas, a equipe de atendimento ao usuário entra em contato imediatamente com a área responsável em busca da resposta ou solução ao caso. De acordo com o Metrô-DF, a ouvidoria está funcionando desde às 18h de ontem (26) e o contato está sendo feito por meio do número: (61) 9277-5011, que não recebe ligações, apenas mensagens de texto.
Segundo o diretor-presidente da Companhia, Marcelo Dourado, o aplicativo para smartphones tem sido cada vez mais usado pelos órgãos públicos como ferramenta de interação com o cidadão por oferecerem uma praticidade na comunicação com os usuários. “O usuário do Metrô-DF vai poder, em alguns casos, ter retorno em tempo real das manifestações enviadas por ele sobre os serviços prestados pela Companhia", disse
A Ouvidora do Metrô-DF, Cida Leal, alertou que os demais canais de comunicação com a Companhia continuam à disposição dos usuários, de acordo com o horário de atendimento da Ouvidoria, que é das 9h às 17h30. Além do atendimento via WhatsApp, o cidadão pode registrar reclamação, denúncia, sugestão, elogio, solicitação e pedido de informação por meio do telefone (61) 3353-7373 (Atendimento ao Usuário) e também por meio do número 162 (Ouvidoria Geral do GDF); pelos emails atendimentoaousuario@metro.df.gov.br e ouvidoria@metro.df.gov.brou pelo endereço: www.ouvidoriageral.df.gov.br/metro/NovaManif.dll. "O usuário também pode utilizar o serviço de Linha Direta, disponível na Estação Central, na Rodoviária do Plano Piloto", finalizou Cida.
Vagão das mulheres
Um grande problema que acontece no Metrô-DF é utilização indevida, por parte dos homens, do vagão exclusivo para mulheres. Diversos relatos de mulheres mostra que os homens acabam utilizando o espaço destinado às mulheres principalmente nas horas de pico. O novo canal de comunicação também poderá ser utilizado para denunciar este comportamento.
A usuária do Metrô-DF, Jéssica Santana, acredita que o uso impróprio do vagão acontece devido à falta de conhecimento. “A grande maioria respeita, mas sempre tem um ou dois que entram, mas eu acredito que seja por falta de conhecimento. Não acho que façam por maldade” finalizou.
Questionada, a ouvidoria do Metrô-DF afirmou que a empresa está se empenhando para a contratação de novos empregados concursados para melhorar e ampliar a fiscalização nesses locais. 
Serviço:
WhatsApp Ouvidoria Metrô-DF: (61) 9277-5011
Da Redação do Alô
 
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