• ESSA É A NOSSA SORVETERIA -Q 22 LT 49 S OESTE-GAMA
  • O NOSSO TEMPERO CONQUISTA
  • PRAÇA 02 Setor Sul Gama DF
  • SANTA MARIA NORTE AC 319

Bem Informado Ninguém é Enganado

Bem Informado Ninguém é Enganado

Alunos da UnB do Gama protestam por segurança e infraestrutura

quarta-feira, 25 de março de 2015

Estudantes cobram construção de cerca e de estacionamento no campus.
UnB diz que estudos foram feitos, mas não há prazo para implementação.

Do G1 DF
Buraco em via de terra em frente a prédio da UnB no Gama (Foto: Isabella Formiga/G1)Buraco em via de terra em frente a prédio da UnB no Gama (Foto: Isabella Formiga/G1)
Alunos da Universidade de Brasília (UnB) do Gama protestaram na DF-480 na manhã desta quarta-feira (25) para pedir a construção de uma cerca e de estacionamento no campus. O grupo fechou os dois sentidos da via entre 9h e 10h.
Os estudantes afirmam que além de não ter cercamento, o campus nunca foi asfaltado e a água da chuva escoa da rodovia para o estacionamento improvisado na terra, provocando o atolamento de carros. "O problema é essa situação do barro. Por causa dessa obra do viaduto [em frente ao campus] a água está toda escorrendo para cá. Parece um 'piscinão de Ramos", disse o estudante Breno Silveira, em referência à estrutura no Rio de Janeiro que acumula água da chuva.O diretor do campus, Alessandro Borges, disse ao G1 que a UnB já elaborou um estudo junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para solucionar os problemas, mas que não há prazo para eles serem implementados. "Dentro da obra do BRT [na rodovia] se exige a necessidade de atuação do DER no campus da UnB com relação ao fluxo de água pluvial", diz. "Os estudos já foram feitos, agora falta a definição do que tem que se fazer.

"A gente tem assalto demais aqui na faculdade. Eles têm que cercar a área toda do campus. Tem que ter uma guarita de entrada e saída, como é feito em Planaltina e Ceilândia. Esse campus começou a ser construído antes, mas está travado", diz.
O DER diz que não pode fazer intervenção dentro do campus "devido a uma pendência da UnB com o Ibram", sem detalhar o assunto. A diretoria geral do departamento afirma que retomou a conversa com os dois órgãos para resolver a pendência.
A estudante Icoana Laís Martins afirma que furtos e roubos são frequentes no estacionamento improvisado. "Não tem estacionamento, não tem segurança. Tem muito assalto de veículo. Às vezes estamos na aula e quando volta ou não tem pneu, ou não tem estepe. Depois de muita reclamação conseguimos que a polícia faça rondas aqui", diz.
"A gente já solicitou à reitoria, aos governantes e nada foi feito. A solução óbvia seria  nós mesmos comprarmos o cimento e brita", diz. "Desde sempre foi assim. Organizamos esse protesto ainda nas férias."
Anúncio
Em outubro passado, a UnB anunciou a construção da cerca e do estacionamento do campus. As obras deveriam ser garantidas por uma parceria com o BRT e o DER. À época, o diretor do campus chegou a dizer que as obras para a construção da cerca começariam em uma semana.
“Eles falam que há possibilidade ainda no final desta semana já ter máquinas que estão sendo deslocadas para cá para começar essa transformação aqui na região que não é só estacionamento é drenagem também”, disse na época.
 
NOSSOGAMA.COM.BR © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot